Nesta sexta-feira (12) a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), abre as portas do campus Belém para a XIV Ação Pet, atividade que existe desde 2008 e tem o objetivo de oferecer orientação veterinária gratuita sobre cães e gatos para tutores de baixa renda. Ao todo, 12 médicos veterinários farão o atendimento, que ocorre no período de 8h às 14h, no ginásio da universidade. Serão 200 senhas, distribuídas por ordem de chegada.
“Nós sabemos que muitos tutores não têm condições financeiras de pagar por uma consulta, então esse é um serviço prestado pela universidade, visando o bem-estar do animal”, explica a professora Nazaré Fonseca, médica veterinária coordenadora da Ação Pet.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
O evento faz parte da disciplina de Clínica Médica de Pequenos animais, por isso, cerca de 40 alunos do curso de medicina veterinária estarão acompanhando os atendimentos feitos pelos profissionais. “É a oportunidade que eles têm de ver na prática o que aprendem durante o semestre, é o momento de ouvir o tutor, colaborar com exames junto ao veterinário e ver como é o atendimento na prática e individualmente”, diz a coordenadora.
Para atendimento do animal, o tutor precisa ter mais de 18 anos e apresentar documento de identificação no momento do cadastro. A coordenadora orienta que é importante que a pessoa que for levar o cão ou gato saiba as informações sobre ele, se foi vacinado, se é castrado, como está o estado de saúde no momento, para responder às perguntas do veterinário. Os animais também precisam estar na coleira.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
“No caso de gatos é preciso estar em caixas de transporte. E se o cão for feroz, precisa estar de focineira”, orienta Nazaré Fonseca. As senhas serão distribuídas somente no dia e por ordem de chegada. Não serão realizadas cirurgias e nem vacinação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar