plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Obra do novo Pronto Socorro de Belém está quase concluída

Com 98% da obra concluída, a nova unidade, na Augusto Montenegro, terá 150 leitos, sendo 110 do Pronto Socorro e 40 da psiquiatria. A primeira etapa deve ser entregue a partir da segunda quinzena de maio

Imagem ilustrativa da notícia Obra do novo Pronto Socorro de Belém está quase concluída camera A unidade de saúde atenderá moradores da Região Metropolitana de Belém e, sobretudo, do entorno | (Foto: Bruno Cruz/Ag. Pará)

O novo Hospital Pronto Socorro da Augusto Montenegro, em Belém, que está sendo construído pelo Governo do Estado, tem como objetivo descentralizar os atendimentos de saúde na capital e, para a aposentada Fátima Silva, 65 anos, que mora nas proximidades da unidade, este é o maior benefício das obras para a população paraense.

“Quando nós estávamos com alguma dificuldade de saúde, tínhamos que nos deslocar para muito longe e agora isso vai mudar. Já conseguimos ver a grande estrutura que está sendo construída para nos atender, o que nos deixa com ótimas expectativas sobre a qualidade dos serviços que serão oferecidos. Só temos a agradecer por esse olhar do governo e investimentos na nossa saúde”.

Com 98% da obra concluída, o novo Pronto Socorro de Belém, que contará com 150 leitos, sendo 110 leitos do Pronto Socorro e 40 da psiquiatria, vai funcionar em regime ‘portas abertas’. A unidade já está com serviços de acabamento em execução, como: climatização, instalações elétricas, enceramento do piso vinílico, pintura final, instalação dos gases medicinais, limpeza e instalação dos equipamentos. Mais de R$ 200 milhões já foram investidos na obra.

Conteúdos relacionados:

De acordo com o secretário da Seop, Ruy Cabral, a primeira etapa da obra deve estar sendo entregue a partir da segunda quinzena de maio. “Estamos seguindo o cronograma pré-estabelecido e com isso a primeira etapa da obra deve ser entregue já em meados de maio, já com funcionalidade. Estamos naquela fase do acabamento, do polimento, cuidando das instalações, da infraestrutura dos equipamentos que estão chegando, nos próximos dias estaremos fazendo os testes de iluminação, de elétrica, climatização. Estamos com efetivo de mais de 300 pessoas atuando na obra e vamos colocar mais 60 pessoas para fazer um ‘pente fino’, ver a questão da finalização em si”, destaca.

EMPREGOS

Desde o início de sua construção, em junho de 2021, as obras já geraram cerca de mil empregos diretos. O auxiliar de engenharia, Leandro Machado, 21 anos, é um dos colaboradores.

“Estou aqui desde 2021, quando comecei como estagiário e está sendo muito importante essa experiência para o meu crescimento, porque foi a primeira oportunidade de estágio e aprendi muito. Consegui a promoção para auxiliar de engenharia e fiquei muito feliz, porque estou me dedicando muito nesse trabalho que vai trazer benefícios reais pra população”, ressalta Leandro.

Com 28 mil metros quadrados de área construída, o hospital ofertará leitos de urgência e emergência, leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), além de salas de cirurgia e atendimentos de média e alta complexidade. A unidade atenderá moradores da Região Metropolitana e, sobretudo, região do entorno, a exemplo dos bairros do Bengui, Mangueirão, distritos de Icoaraci e Outeiro, sem necessidade de encaminhamentos.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Saúde Mental

Além dos atendimentos voltados para urgência e emergência, o novo Pronto Socorro vai contar também com uma Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental/Psiquiatria (Urep) anexa ao prédio, que tem como finalidade diminuir a separação entre assistência psiquiátrica e a médica geral, buscando atender pessoas que estejam com sofrimento ou transtorno mental, e que tenham necessidades de saúde decorrentes do uso do álcool e outras drogas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias