No início da tarde desta quarta-feira (17), moradores fecharam uma parte da avenida Augusto Montenegro com lixo, como forma de protesto pela falta de coleta.

O bloqueio ocorreu no sentido Icoaraci/Belém, na altura do Km 1, na região do Entroncamento. Com isso, a via ficou engarrafada, com carros passando por cima do entulho de lixo que se formou próximo à rodovia.

Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

A população jogou lixo no meio da pista como forma de protestar contra a falta de coleta dos resíduos pela Prefeitura de Belém. Segundo eles, o recolhimento não acontece há pelo menos dez dias.

Ainda segundo informações dos próprios moradores locais, a Prefeitura de Belém prometeu que haveria limpeza no local ainda na segunda-feira (15), o que não foi cumprido.

5 problemas causados pela falta de recolhimento de lixo em Belém

  • Acúmulo de resíduos nas ruas, aumentando a probabilidade de proliferação de doenças e atração de pragas urbanas como ratos e mosquitos.
  • Poluição visual e odor desagradável devido aos montes de lixo acumulados em áreas públicas, afetando a qualidade de vida dos residentes e visitantes.
  • Bloqueio de vias públicas devido ao excesso de lixo, dificultando o tráfego de veículos e pedestres e prejudicando o acesso a serviços essenciais.
  • Risco de contaminação do solo e da água devido ao descarte inadequado de resíduos, afetando a saúde pública e o meio ambiente.
  • Impacto negativo no turismo e na imagem da cidade, já que a sujeira visível pode afastar visitantes e prejudicar a reputação de Belém como destino turístico.

MAIS ACESSADAS