plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MEIO AMBIENTE

Ações do Governo Federal combatem Incêndios Florestais

Calendário anual de emergência ambiental divulgado pelo governo federal para prevenir incêndios florestais em áreas suscetíveis. Saiba mais sobre as ações e contratações de brigadistas.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ações do Governo Federal combatem Incêndios Florestais camera Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

O governo federal publicou ontem, 29, no Diário Oficial da União, o calendário de emergência ambiental em áreas mais suscetíveis a incêndios florestais nos próximos meses de 2024 e até abril de 2025. O calendário é divulgado todos os anos, e declara estado de emergência ambiental, e contratação, por tempo determinado, de brigadistas pelo Programa de Brigadas Federais do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O procedimento é baseado na Lei 8.745/1993, que dispõe sobre a necessidade temporária de excepcional interesse público.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publica todos os anos o calendário que declara - por períodos - emergência ambiental em estados e regiões mais suscetíveis aos incêndios florestais. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos, a situação de emergência ambiental acontece quando um desastre natural ou uma falha humana cria uma ameaça ao meio ambiente ou à saúde pública. Nesses casos, é necessária a adoção de medidas para reverter essa condição.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Embora as ações sejam de responsabilidade compartilhada entre os entes federados, conforme prevê a Constituição, o Ibama mantém iniciativas preventivas - por meio do Prevfogo - alinhadas aos dados de monitoramento de incêndio e áreas de queimadas no país.

De acordo com o Ibama, o risco iminente já justifica a contratação de brigadistas para “atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”. Para cada período e região, o Ibama, contrata brigadas especializadas em biomas, com agentes indígenas, quilombolas e de comunidades que conheçam o território e possam contribuir de forma efetiva com as ações preventivas.

Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

A portaria publicada ontem elenca períodos e regiões que tiveram situação de emergência ambiental declarada no período de fevereiro de 2024 a abril de 2025.

No Pará, as ações em áreas garantidas por essa ação acontecem em diferentes datas: de maio a dezembro de 2024, a proteção extra feita pelo governo federal inclui as mesorregiões: Baixo Amazonas, Marajó, Nordeste Paraense, Sudeste Paraense e Sudoeste Paraense.

De junho de 2024 a janeiro de 2025, são realizadas nas mesorregiões Metropolitana de Belém e Nordeste Paraense.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias