plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
RESGATANDO A MEMÓRIA DA CIDADE

Projeto vai restaurar espaço histórico em Belém

Por meio do programa Estrutura Pará do Governo do Estado, Vale vai executar a revitalização de espaços que valorizam a história e a cultura de Belém

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Projeto vai restaurar espaço histórico em Belém camera A Escadinha do Cais do Porto, um dos símbolos da história da cidade, será revitalizada em projeto da mineradora. | Foto: Divulgação

Um dos símbolos históricos e culturais mais importantes da capital paraense será restaurado pela Vale. A mineradora iniciará o trabalho de restauro da Escadinha do Cais do Porto, em Belém, dentro das obras do Porto Futuro II que fazem parte do Programa Estrutura Pará do Governo do Estado.

Integrando a Praça Pedro Teixeira, a Escadinha do Cais do Porto fica localizada no início da avenida Presidente Vargas, uma das principais da capital paraense e que, até o início dos anos 1900, foi historicamente reconhecida como um ponto estratégico para o município por ser usada como local de desembarque de navios de pequeno e médio portes, funcionando como "trapiche", ou seja, um terminal de passageiros de menor tamanho, para receber viajantes e cargas vindos de diversos lugares do Pará e de outros estados.

O Porto Futuro II, conforme plano do Governo do Pará, vai transformar uma área portuária desativada em Belém em um complexo de cultura, turismo e lazer. São cinco galpões onde será instalado o espaço de inovação em bioeconomia, com locais voltados para o artesanato, lazer, história e cultura popular. Trata-se da continuação do Porto Futuro I, inaugurado em 2020, que conta com um parque urbano com pistas de corrida, ciclismo, lago artificial e praça gourmet.

Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Com previsão de conclusão da primeira parte em novembro de 2025, a obra integra, por sua vez, um conjunto de 26 construções que a Vale executa no estado em parceria com o Governo por meio do Programa Estrutura Pará. Ao aderir ao Programa, a Vale está convertendo diretamente em obras o valor do imposto que seria repassado mensalmente ao estado, referente a Taxa Estadual de Fiscalização Mineral (TFRM). A parceria gera valor social, a partir das obras executadas, com benefícios já imediatos e efetivos para a população nas áreas de segurança pública, saúde, cidadania, meio ambiente e cultura.

Além do Porto Futuro II, dentre os projetos que contam com a execução da Vale por meio do Estrutura Pará estão a construção de 23 Usinas da Paz em diversos municípios, o Hospital Materno-Infantil de Marabá e o Parque da Cidade, em Belém. São obras que seguem o cronograma estabelecido com o governo para a execução, movimentam a economia com a arrecadação de impostos na região e beneficiarão, ao todo, mais de 3 milhões de pessoas no Estado. Na capital paraense, as obras do Porto Futuro II e do Parque da Cidade têm ainda como propósito a revitalização de áreas degradadas e a valorização do patrimônio histórico e cultural, em um movimento que também contribui na preparação da cidade para a realização da COP30, em 2025.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias