plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Pará tem queda de 67% no índice de homicídios em sete anos

O Estado do Pará apresenta reduções de mais de 67% no números de homicídios. Segundo dados da Segup, esse é o melhor resultado na linha histórica em abril de 2024, considerando todos os meses desde 2010.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará tem queda de 67% no índice de homicídios em sete anos camera Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará

O Governo do Estado do Pará e órgãos de segurança seguem atuando de forma efetiva em todos os municípios paraense, com o objetivo de garantir a segurança dos cidadãos e combater a violência.

E, mais uma vez o Pará alcança reduções importantes nos índices de criminalidade, com queda de 67% no número de homicídios, apresentando o melhor resultado na linha histórica em abril de 2024, considerando todos os meses desde 2010. Os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria-adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), compreendem o período de 1º a 30 de abril, quando comparado aos anos de 2018 e 2024.

Os indicadores apontam também a redução de 57,91% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, no acumulado do último quadrimestre (janeiro a abril) dos últimos sete anos, resultando na preservação de mais de 830 vidas.

“Esses números mostram que todo o trabalho realizado pelas forças de segurança do Estado estão no caminho certo. Esse é um resultado conquistado de forma integrada e contínua, que vem sendo reconhecido e destacando o Pará como um dos estados que vêm reduzindo de forma consistente a criminalidade”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Redução histórica - Os resultados divulgados apontam ainda redução de 21,47% nos crimes violentos letais, considerando o mês de abril de 2023 e 2024, sendo este último o melhor mês da linha histórica, desde 2010, comparado a todos os meses dos últimos anos. No primeiro quadrimestre de 2024, a queda registrada foi de 10,39%, considerando os números acumulados de janeiro a abril, em relação a 2023, reforçando a redução histórica apresentada em abril deste ano.

Em números absolutos, o Pará apresentou 414 casos de homicídio registrados em 2018, enquanto em 2024 esse número caiu para 139, considerando o mês de abril (1º a 30) como comparativo.

Crimes violentos - Em relação ao acumulado entre os meses de janeiro e abril, quanto aos crimes violentos letais e intencionais (CVLI), em 2018 foram registrados 1.435 casos. Já no mesmo período de 2024, o número de registros caiu para 604 casos, o que representa 831 vidas preservadas, considerando somente esse período.

Em abril de 2023 foram registados 177 crimes violentos em todo o Estado. Já em abril de 2024 os números apontam queda, computando 139 casos, 38 a menos dos que os registrados no ano anterior.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

No acumulado do quadrimestre, em 2023 foram computados 674 crimes violentos letais. Em 2024 houve 604 ocorrências, resultando em 70 casos a menos no primeiro quadrimestre deste ano.

Conquistas - Segundo Ualame Machado, o trabalho contínuo e as ações estratégicas executadas pelo Estado, por meio de suas forças de segurança, são conquistas fundamentais para o enfrentamento à criminalidade.

“Apresentar números positivos em um Estado com uma extensão territorial e realidades tão distintas é um desafio, e de uma responsabilidade que vem sendo superada com a conquista de bons resultados para o nosso Estado. Sabemos que esse caminho é longo, e que muito ainda precisa ser feito, mas estamos conseguindo enfrentar a criminalidade no Pará com ações estratégicas, trabalho contínuo, investimentos importantes, que vêm resultando em processos investigativos mais céleres e agilidade nas elucidações dos casos”, avaliou o secretário.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias