plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
AJUDA

Pará envia equipe de busca e salvamento ao Rio Grande do Sul

Cidades gaúchas são afetadas por chuvas extremas e enchentes desde a última segunda-feira (29) e situação se agravou no sul brasileiro

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará envia equipe de busca e salvamento ao Rio Grande do Sul camera O governador do estado, Helder Barbalho viaja no início da tarde de hoje (03) para a cidade de Porto Alegre. | (Foto: Marco Santos/Ag. Pará)

Os últimos dias têm sido de atenção e sofrimento ao povo do Rio Grande do Sul em razão das chuvas e grandes alagamentos que atingem várias cidades. Neste momento toda ajuda é bem vinda e o Pará também contribui.

Uma equipe com cinco especialistas do Grupamento de Busca e Salvamento, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), viajará por designação do governo do Estado, no início da tarde desta sexta-feira (3), para levar ajuda civil-militar à população do Rio Grande do Sul, afetada, desde a última segunda (29), por chuvas extremas e enchentes.

o governador participou, na sede da corporação do CBM, da apresentação da comitiva que viajará para a cidade.
📷 o governador participou, na sede da corporação do CBM, da apresentação da comitiva que viajará para a cidade. |(Foto: Marco Santos/Ag. Pará)

O governador Helder Barbalho participou, na sede da corporação, da apresentação da comitiva, que viaja no início desta tarde rumo à cidade de Porto Alegre.

“É o momento de todos os brasileiros darem as mãos e colaborar com o Rio Grande do Sul, que vive o maior desastre ambiental da sua história. Todos nós devemos ter solidariedade, empatia e colaborar com os irmãos brasileiros que vivem esta tragédia. Nossa tropa especializada está indo somar nas ações de resgate para salvar vidas, que é o foco deste momento”, ressalta Helder Barbalho.

Helder destacou no discurso que o momento agora é de solidariedade e colaboração para com o povo gaúcho.
📷 Helder destacou no discurso que o momento agora é de solidariedade e colaboração para com o povo gaúcho. |(Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará)

Quer mais notícias sobre o Pará?Acesse nosso canal no WhatsApp

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Pará, Jayme Benjó, explica que essa é somente a primeira equipe enviada e outros profissionais podem ser deslocados nos próximos dias. A atuação integrada é dialogada junto ao Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) e ao gabinete de crise no Rio Grande do Sul.

A equipe que viajará para Porto Alegre, possui experiência em ocorrências dessa natureza.
📷 A equipe que viajará para Porto Alegre, possui experiência em ocorrências dessa natureza. |(Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará)

“Nossa equipe está sendo encaminhada para que possamos ajudar, neste primeiro momento, com atuação em embarcações e aeronaves, porque ainda chove muito no Rio Grande do Sul. Os militares possuem cursos específicos voltados para a resposta a desastres, especialmente de enchentes e inundações. Eles atuam no nosso estado e estão prontos para prestar serviço em todo o Brasil”, destaca o comandante-geral. Os cães treinados para resgate do Corpo de Bombeiros do Pará podem ser enviados ao sul, de acordo com a demanda do Estado.

O grupamento vai realizar buscas em áreas isoladas.
📷 O grupamento vai realizar buscas em áreas isoladas. |(Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará)

MILITARES ESPECIALIZADOS

A equipe, que é composta pelo major Aluiz Rodrigues, sargentos Nelson Monteiro, Shanto Brito, Gabriel Oliveira e cabo Edson Barbosa, tem cursos em salvamento terrestre, busca e resgate em estruturas colapsadas, resgate em corredeiras, curso em atendimento pré-hospitalar, cursos em áreas fins e já possui experiência em ocorrências dessa natureza.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Major Benjó, essa é somente a primeira equipe enviada e outros profissionais podem ser deslocados nos próximos dias.
📷 Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Major Benjó, essa é somente a primeira equipe enviada e outros profissionais podem ser deslocados nos próximos dias. |(Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará)

“O nosso grupamento vai representando o Estado para realizar buscas em áreas isoladas, porque as chuvas continuam torrenciais no Rio Grande do Sul. Apesar de ser uma geografia diferente, já participaram de formações fora do Estado e temos experiência em ‘águas rápidas’, que são condições que enfrentaremos nessa missão. Devemos ser deslocados para locais de maior gravidade, com a maior quantidade de pessoas desaparecidas e atuar no resgate daquelas que se encontram isoladas. Vamos prestar o nosso serviço com a maior eficiência e eficácia que podemos oferecer”, pontua Major Aluiz Rodrigues. O planejamento inicial é que a equipe atue na área por uma semana, prazo que pode ser estendido, após futura reavaliação do cenário.

O planejamento inicial é que a equipe atue na área por uma semana, prazo que pode ser estendido.
📷 O planejamento inicial é que a equipe atue na área por uma semana, prazo que pode ser estendido. |(Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará)

DESASTRE NATURAL

Especialistas estimam que mais de 30 pessoas morreram, cerca de 60 estão desaparecidas e quase 15 mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas desde o início das chuvas até esta sexta-feira (3).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias