O sonho de ter a primeira habilitação pode se tornar realidade para muitas pessoas que pensam em tirar a Carteira Nacional de Habilitação, hoje muito necessária até em seletivas de emprego. Aqui no Pará, esse sonho está virando realidade, sobretudo para os aprovados na segunda fase do CNH Pai D'égua.
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou, na manhã desta segunda-feira (13), a matrícula dos 20 mil aprovados no programa, que contemplou mais de 80 municípios das regiões de trânsito de Abaetetuba, Capanema, Paragominas e Tucuruí, e nas regiões do Marajó e Metropolitana de Belém.
Até o próximo dia 22, os contemplados deverão, de acordo com as datas, locais e endereços fornecidos no site chpd.detran.pa.gov.br/agendamatricula, se dirigir até o local agendado para o cumprimento desta etapa, que dá início de ao processo de habilitação gratuita.
Quer mais notícias sobre o Pará?Acesse nosso canal no WhatsApp
"Disponibilizamos, em diversos municípios, um atendimento rápido e prático para esta etapa e o nosso objetivo é facilitar o atendimento para todos e garantir 100% de aproveitamento nesta e em todas as fases do Programa", afirma Renata Coelho, diretora-geral do Detran.
Jhellry de Freitas foi um dos aprovados do município de Ananindeua e já garantiu a sua matrícula na manhã de hoje na Usina da Paz do Icuí- Guajará. "Vim tirar minha primeira habilitação, aproveitar a oportunidade, já que quando soube do programa me inscrevi e hoje estou aqui, aprovado e realizando a matrícula, um sonho".
Por questões logísticas, alguns municípios receberão as matrículas de municípios próximos. Esta etapa consiste na apresentação dos documentos e abertura do processo no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e em seguida, no próprio local, o candidato fará a coleta biométrica e agendará os exames médicos.
Para garantir o atendimento, os candidatos selecionados devem apresentar originais e cópias da Carteira de Identidade ou equivalente para primeira habilitação, ou Carteira Nacional de Habilitação válida, nos casos de mudança e adição de categoria; CPF; comprovante de residência atualizado; certificado ou declaração de escolaridade de nível fundamental, emitido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ou equivalente em outra Unidade Federativa, e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais, emitida pela Policia Civil do Pará, com vencimento máximo de 90 dias.
OPrograma CNH Pai D'égua é uma iniciativa do governo do Estado, coordenado pelo Detran, que garante a emissão da Carteira de Habilitação totalmente gratuita nos 144 municípios. O objetivo é contribuir para que os beneficiários possam, com o documento, incrementar a renda familiar. A iniciativa estadual é considerada o maior programa social de emissão de Carteira Nacional de Habilitação do Brasil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar