O Governo do Pará tem investido em obras para modernizar, ampliar serviços e oferecer estrutura de qualidade para a área da saúde em todo o estado, visando promover mais qualidade de vida aos paraense.
Nesta quarta-feira, 22, o governador do Pará, Helder Barbalho, assinou duas Ordens de Serviço referentes ao início da obra do atual prédio do projeto denominado "Hemorrede Sustentável" e à construção do novo prédio da sede, ambos com um conceito mais moderno e funcional. Estiveram presentes no evento a vice-governadora Hana Ghassan, o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, a deputada federal, Elcione Barbalho, a secretária de saúde pública, Ivete Gadelha Vaz, e demais representantes da instituição.
Na modernização do prédio atual da sede do hemocentro paraense, a sustentabilidade será contemplada com a instalação de placas para geração de energia solar, na recomposição de telhados, sistema de reutilização de água das chuvas e implantação de novo sistema de refrigeração. O objetivo do projeto é promover um ambiente sustentável, aprimorando a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários do banco de sangue do Pará. Essa é uma iniciativa que conta com o incentivo do Governo Federal, através do Ministério da Saúde e do Governo do Pará.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Helder assina acordo e garante R$ 900 milhões para Educação
- Governo anuncia bolsa de R$ 200 mensais para aluno
Já na edificação do novo prédio da sede, que terá 4.130 m² de área total construída, distribuídos em quatro pavimentos, subsolo e cobertura, com sistemas de refrigeração e de captação de água das chuvas, instalação de painéis solares e luminárias eficientes, será ampliado o atendimento a 130 pacientes, diariamente.
Durante o evento, o governador Helder Barbalho reforçou a importância do ato para a sociedade paraense. "Esses investimentos são fundamentais para ampliar a oferta sanguínea ao sistema de saúde para estruturar cada vez mais o hemocentro do Estado, garantindo qualidade e modernidade, com investimento em infraestrutura, em tecnologia, com a ampliação das agências transfusionais, universalizando a cobertura nos municípios do Estado e, claro, festejo, porque isto representa que o Hemopa será o hemocentro mais moderno do Brasil", ressaltou o chefe do Executivo Estadual.
O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, explica o salto em qualidade e os benefícios que esses investimentos trarão para a população. "Estamos trazendo novidades aos nossos usuários, aumentando a oferta de serviços com mais conforto em um projeto que apresenta o princípio de sustentabilidade, assim como será no nosso novo prédio, duplicando a oferta de atendimento dos nossos pacientes, uma nova central de análise sorológica para receber todas as amostra do Estado do Pará. Além do aumento da nossa cobertura transfusional, com as novas 17 agências transfusionais entregues nesta gestão do governo estadual", considerou o gestor.
Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Moradora do município do Acará, Elieuza Silva, de 48 anos, é mãe de um paciente que realiza tratamento no Hemopa e celebrou a novidade sobre a ampliação dos serviços do hemocentro. "Tenho gostado muito do que vejo aqui e fico feliz, pois tenho certeza que será para a nossa melhora, cada pedacinho que for feito será pensado em mim, no meu filho e em todos os pacientes e doadores, principalmente nós que viemos do interior fazer esses tratamentos no Hemopa", avaliou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar