Gatos são animais domésticos e que, em muitas culturas, são venerados. No entanto, infelizmente, nos dias de hoje, criou-se uma outra visão dos animais, o que leva muitos deles a serem agredidos ou mortos.
Em Belém, isso tem acontecido com certa frequência no bairro do Marco. Moradores da travessa Curuzu e da passagem Carmem relatam, desde o dia 3 de maio, o falecimento de diversos gatos de rua e domesticados.
No primeiro momento, foram encontrados mortos cinco gatos, dois de moradores e três gatos de rua que eram cuidados pela comunidade e, inclusive, foram castrados por iniciativa de uma moradora no mês anterior.
Todos os cinco animais, segundo os moradores, foram encontrados com sinais de envenenamento, na passagem Carmem.
Conteúdo relacionado
- Inquilino pode ter matado empresário em marcenaria em Belém
- Ossada humana é achada em área de mata de Icoaraci, em Belém
- Suspeito pede corrida para vender droga mas é preso pela PM
Já no dia 15 de maio, mais dois gatos foram encontrados. Os dois de uma moradora da travessa Curuzu, próximo à entrada da Passagem Carmem. Ambos os animais foram socorridos, mas não resistiram e faleceram no mesmo dia.
Uma das moradoras, Ariadne Moura, disse que na morte dos cinco primeiros gatos foi feito Boletim de Ocorrência na Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA), e que ainda aguardam providências.
Ela informou que, com a morte de mais dois animais, os moradores tomaram a iniciativa de levar os corpos para necrópsia, cujo resultado sairá no começo de junho.
"Precisamos proteger os outros gatos, tanto os de rua quanto os domésticos, de serem mortos. Temos muitos animais de rua aqui, e nossa iniciativa é castrá-los, para impedir a procriação e o desconforto desses animais na rua e dos moradores que não gostam de gatos", disse Ariadne.
Segundo Ariadne, um caso parecido aconteceu alguns anos atrás, quando outros gatos foram mortos da mesma forma, mas que, na época, os moradores não tomaram providências.
Ela afirmou também que, em conjunto com outra moradora, tem alertado os vizinhos sobre o envolvimento da polícia no caso, e informado sobre o crime de maus tratos.
Solicitada, a Polícia Civil informou que a DEMAPA está fazendo a investigação do caso, De acordo com ela, testemunhas têm sido ouvidas e perícias foram solicitadas para identificar a causa das mortes.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
O envenenamento de animais é considerado um Crime Ambiental, e a pena inicial é de três meses a um ano, além de multa, podendo ser maior caso o animal morra.
Denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitos pelo Disque-Denúncia, 181, ou presencialmente na DEMAPA, na Rod. Augusto Montenegro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar