O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou em suas redes sociais que a construção da Avenida Liberdade terá início na próxima sexta-feira (7). Esta nova via é uma opção muito aguardada para melhorar o acesso a Belém.
De acordo com um estudo do governo estadual, a construção dessa avenida reduzirá os acidentes na BR em 30% e diminuirá a emissão de CO2 em 147 mil toneladas por ano. Extensos estudos de impacto ambiental, reuniões com comunidades e um planejamento detalhado foram realizados até a definição do projeto final.
A Avenida Liberdade ligará a Alça Viária, em Marituba, à Avenida Perimetral, na Terra Firme, em Belém, com uma extensão de 13,30 km e 28,10 metros de largura. A via terá vídeo-monitoramento de tráfego, 68 hectares de supressão vegetal, 30 unidades de passagem de fauna, será uma via expressa e terá barreiras laterais que impedirão o acesso de pedestres.
Conteúdos relacionados:
- TCE-PA aprova à unanimidade contas de Helder Barbalho
- Alfabetiza Pará põe educação do Estado em destaque no país
- Jader Filho é eleito 2º articulador mais efetivo do Governo
No trecho próximo à UFRA, serão instaladas barreiras acústicas e construídos dois viadutos. Na área próxima à Embrapa, serão construídas passagens em desnível com aduelas para garantir a pastagem do local.
Veja imagens de como será a avenida Liberdade:
A avenida terá pavimento ecológico na ciclovia, passagem subterrânea de fauna a cada 500 metros, e a iluminação será fornecida por energia solar.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
A Avenida Liberdade permitirá que o trajeto completo seja percorrido em 12 minutos, com uma expectativa de mais de 100 mil veículos por dia. Este projeto marcará um avanço significativo na mobilidade urbana da região metropolitana.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar