A Praça da Leitura e o Memorial Magalhães Barata, popularmente conhecido como Chapéu do Barata, estão prestes a passar por uma transformação. Localizados no bairro de São Brás, próximo ao terminal rodoviário, esses espaços estavam abandonados há anos, tornando-se um ponto crítico para a segurança e a infraestrutura de moradores, trabalhadores e frequentadores da área. O Governo do Pará anunciou um investimento de R$ 3,5 milhões para a reconstrução desses locais.
Diariamente, milhares de pessoas passam pela estação do BRT localizada ao lado da Praça da Leitura. Os usuários do transporte público acreditam que a reforma é uma oportunidade para melhorar a experiência dos passageiros. O secretário escolar Gabriel Ferreira, de 33 anos, utiliza a estação do BRT próximo à praça há três anos. Segundo ele, as manutenções que eram feitas na praça eram insuficientes para lidar com a criminalidade e o uso de drogas no local.
“A estação do BRT é muito movimentada, mas a área da praça estava abandonada, o que resulta em criminalidade, que é um problema sério aqui. Acredito que a reconstrução vai trazer benefícios para Belém, tornando o local mais seguro e contribuindo para a nossa cultura e turismo do Memorial”, afirmou Gabriel.
Conteúdos relacionados:
- Vídeo: espaço provisório do Ver-o-Peso não agrada feirantes
- Canais oferecem riscos de acidentes e doenças
Moradora há mais de 20 anos do perímetro, Maria Araújo, 63, ressaltou também o problema da falta de segurança que a praça trazia. “A falta de manutenção e segurança tornaram a praça um local perigoso. Espero que com a reconstrução, essa situação mude e possamos ter um ambiente mais protegido e limpo para todos”, comentou.
Os trabalhadores da área também veem a reforma com bons olhos, esperando que a revitalização traga um aumento no fluxo de pessoas e, consequentemente, nos negócios. A vendedora ambulante Meire Souza, 57, que vende salgados e outros alimentos logo atrás da praça, mantém a expectativa de que o novo Chapéu do Barata se torne um ponto de encontro revitalizado, trazendo novas oportunidades de lazer e convivência para a população de Belém.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
“A praça estava abandonada, com grama alta e piso quebrado; mas com a reforma, esperamos melhores condições para trabalhar, além de que também revitalizará todo o entorno. Imagino que eventos culturais, feiras e um espaço para emitir documentos poderiam ajudar a dar uma vida aqui”, sugeriu.
PROJETO
RECONSTRUÇÃO
O Governo do Pará anunciou que a obra de reconstrução incluirá a implantação de uma Estação Cidadania, onde a população poderá acessar serviços públicos como a emissão de documentos e atendimentos da Polícia Civil e do Detran. O investimento de R$3,5 milhões contemplará o prédio e a Praça da Leitura; com um projeto de dois pavimentos e 211,31 m² de área reconstruída. O Memorial, inaugurado em 1988 para homenagear o ex-governador Joaquim de Magalhães Cardoso Barata, remete ao famoso chapéu do político e faz parte da história e cultura do Pará. A administração da Estação Cidadania será da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar