plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Perda de massa muscular ocorre a partir dos 45 anos

Investir na atividade física adequada para este caso ajuda no ganho da massa muscular e evita uma série de condições, como as doenças que atingem as articulações.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Perda de massa muscular ocorre a partir dos 45 anos camera Eliane Muniz | (Foto: Celso Rodrigues/Dário do Pará)

A perda de massa muscular ocorre de forma involuntária à medida que vamos envelhecendo. A partir dos 45 anos, o corpo começa a apresentar sinais de degeneração devido à redução dos níveis dos hormônios que, em mulheres, são o estrogênio e a progesterona; e nos homens a testosterona. Além de comprometer o ganho muscular, a escassez também resulta no aumento da fadiga, indisposição, dores no corpo e acúmulo de gordura nas regiões da barriga e quadril.

“Para evitar isso existe apenas uma solução. É preciso ter um treinamento resistido, que envolva cargas, como a musculação, o treinamento funcional, o crossfit e, inicialmente, o pilates. Mas, se a pessoa quiser ter resultados a longo prazo, ela tem que focar em treinamento que envolva força e tenha uma progressão de carga para que o corpo não se acostume facilmente com os exercícios”, esclarece o educador físico Rafael Bittencourt.

Rafael Bittencourt
📷 Rafael Bittencourt |(Foto: Celso Rodrigues/Dário do Pará)

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Uma das maiores consequências na perda de massa muscular é a questão da funcionalidade a longo prazo. Isso porque esse problema traz consequências para a saúde, com o surgimento de doenças que atingem as articulações, como artrite e artrose, e dores no corpo, além de problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.

“Se você começar a se exercitar hoje você vai ficar mais independente das pessoas quando ficar mais velho. Se não se exercitar, a tendência é que teus familiares cuidem de ti, mas a maioria das pessoas não tem esse familiar para auxiliar. No final, a pessoa acaba ficando sozinha e os problemas não são só físicos, mas também mentais. Se a pessoa tem disposição a doenças neurodegenerativas - parkinson e alzheimer-, e faz musculação, isso vai evitar que isso apareça a curto prazo”.

Quer ler mais notícias sobre o Saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Os brasileiros estão no segundo lugar no ranking de nacionalidades que mais frequentam a academia, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo Cupom Válido, com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um dos 21% de brasileiros praticantes de exercícios físicos é Leandro Rego que, aos 63 anos, faz musculação para auxiliar não só na manutenção da massa muscular, mas, principalmente, na saúde física.

Leandro Rego
📷 Leandro Rego |(Foto: Celso Rodrigues/Dário do Pará)

“Eu já tinha feito musculação há um tempo atrás por decisão própria. Não é só para manter a forma, mas por uma questão de saúde porque eu tenho pressão alta e faço controle de glicose. Em 2015, eu tive um câncer de intestino e também sempre fiquei com essa necessidade de voltar a fazer porque eu me sentia bem fazendo exercício físico”, relembra o aposentado.

Depois de dois meses na academia, Leandro já percebe algumas mudanças na qualidade de vida. “A perda de musculatura e a questão óssea eu tenho uma preocupação por causa da idade, mas, na realidade, é uma atividade que faz você se sentir bem. Eu já percebi várias mudanças na minha vida, como a minha respiração, a velocidade no uso da esteira, a cintura já diminuiu um pouco. Eu acho que fazer exercício físico vai ser muito bom no futuro, quando chegar a terceira idade”.

Mudanças

As dores no corpo eram quase que rotina para a dona de casa Eliane Muniz. Aos 47 anos, ela decidiu se exercitar há 4 meses, período em que vem percebendo mudanças na massa corporal, além do sumiço das dores. Por isso, hoje, ela não deixa de ir à academia, já que a musculação e o Muay Thai lhe dão mais energia para o corpo e mente.

“Eu sentia algumas dificuldades, cansaço, dores no corpo que passaram quando comecei a fazer a musculação, hoje eu estou super bem. Estou fazendo musculação há 4 meses e desde quando comecei percebi muitas melhoras. Me ajudou a ter mais resistência, a levantar peso e as dores no corpo também sumiram. Por isso, eu não falto a musculação porque eu sei que me traz muitos benefícios tanto pro corpo quanto pra mente”, conclui Eliane.

Perda de massa muscular ocorre a partir dos 45 anos
📷 |Rodapé
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias