Com o anúncio no mês passado da 1ª seleção do Ministério das Cidades no âmbito do Novo PAC, inauguramos um novo momento da mobilidade urbana sustentável no país. Essa é a primeira vez que o PAC apoiará, de maneira massiva e estruturada, estados e municípios na renovação de frota de ônibus.
São R$ 10,6 bilhões, de recursos reembolsáveis oriundos do FGTS e Fundo Clima, destinados à renovação da frota, contemplando aquisição de ônibus e equipamentos para operação no transporte público sobre pneus, trilhos e aquaviário. Esta seleção trouxe uma grande oportunidade de conhecer com clareza a demanda do Brasil por ônibus elétricos e por ônibus Euro 6, muito mais eficientes e menos poluentes que a grande maioria dos veículos que rodam no país.
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Das 95 propostas submetidas, totalizando quase R$ 15 bilhões em recursos de financiamento pleiteados, selecionamos 77 propostas. São 61 prefeituras e 7 governos estaduais contemplados, no total de 20 estados que receberão 5.311 ônibus novos, sendo quase a metade deles de ônibus elétricos (2.529 ônibus elétricos).
Essa é mais uma importante medida de comprometimento do governo federal com a agenda climática, mas também com a melhoria das condições de vida de brasileiras e brasileiros que, somados, realizam cerca de 34 milhões de viagens em transporte público coletivo urbano diariamente.
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Em termos de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) no país, se considerarmos somente as atividades urbanas, o setor de transporte responde por cerca de 30% das emissões. O dado varia entre as cidades brasileiras, sendo que cerca de 62% das emissões de GEE em São Paulo (2018) são oriundas do setor, 57% em Belo Horizonte (2021) e 35% no Rio de Janeiro (2019).
O Brasil, que atualmente ocupa o 4º lugar no ranking de cidades da América Latina em quantidade de ônibus elétricos em circulação, possui posição privilegiada para a transição da frota para a eletromobilidade, pois reúne três requisitos fundamentais: matriz energética limpa para abastecer os veículos, a 3ª maior frota de ônibus do mundo, com mais de 100 mil ônibus, e mercado produtor de ônibus com grande expertise. E somente com essa seleção do Novo PAC, iremos ampliar em mais de 5 vezes o total de ônibus elétricos em circulação no país!
Além da frota elétrica, a fumaça preta que antes saía do escapamento de ônibus antigos, hoje não ocorre nos novos ônibus Euro 6. Isso se deu graças aos avanços na implementação do Proconve. A partir de janeiro de 2023 todos os ônibus e caminhões produzidos no Brasil devem seguir a norma P8 ou Euro 6.
Estamos fazendo história anunciando o maior lote de financiamento para compra de ônibus elétricos e menos poluentes já anunciado. Em breve anunciaremos R$ 14,5 bi de investimentos em empreendimentos de infraestrutura de mobilidade em médias e grandes cidades. É um novo passo para a mobilidade urbana sustentável e estou orgulhoso de fazer parte desse avanço e integrar um governo que tem preservação ambiental uma de suas mais importantes bandeiras.
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