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PROGRAMA DINHEIRO NA ESCOLA

Estado repassa mais R$ 6 milhões à rede de ensino

Governo do Pará investe R$ 6,36 milhões em escolas estaduais para melhorias e autonomia através do Prodep, beneficiando infraestrutura e educação.

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Imagem ilustrativa da notícia Estado repassa mais R$ 6 milhões à rede de ensino camera Recursos da Seduc garantem investimentos em demandas essenciais para a melhoria do ensino público | (Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará)

O compromisso em proporcionar autonomia às escolas da rede pública estadual de ensino continua sendo prioridade do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Na última sexta-feira (14), houve mais um repasse do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep) - R$ 6.366.804,35 -, destinados às escolas para investimentos em diversas ações, garantindo condições essenciais ao avanço da aprendizagem. Só no primeiro semestre de 2024, a Seduc já repassou mais de R$ 62 milhões às unidades de ensino estaduais.

“Continuamos avançando com a descentralização de recursos e autonomia, para que nossas escolas estaduais tenham condições de fazer a diferença na ponta, com celeridade. Neste ano já foram mais de R$ 62 milhões para melhoria do espaço escolar na totalidade, além de propiciar a complementação da merenda dos estudantes atendidos pela rede estadual de ensino. Esse é um programa fundamental, que possibilita a transformação das nossas escolas. Vamos seguir investindo fortemente, sempre contando com a experiência e parceria dos nossos gestores e comunidade escolar como um todo”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação.

Entre as escolas contempladas está a "São Felipe", no município de Santarém, na Região de Integração Baixo Amazonas, oeste do Pará. Para a unidade foram destinados R$ 41.121,43 a serem investidos em kit de multimídia, climatização e reparos nas redes elétrica e hidráulica. Em 2023, a "São Felipe" recebeu R$ 36.001,16, investidos na construção de um muro, a fim de ampliar a segurança da comunidade escolar.

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“O recurso veio para somar e deixar um direcionamento para aplicarmos onde mais precisávamos. Recebíamos antigamente o recurso do fundo rotativo, e era mínimo. Não dava para aplicar em grandes empreendimentos na escola. O muro era um grande problema, e estamos conseguindo resolver esse caso com o investimento do ano passado. Para esse segundo lote, iremos refrigerar as salas, comprar freezer para guardar os alimentos e organizar o sistema elétrico e hidráulico, além do kit multimídia”, informa Marinelza Galvão, diretora da Escola São Felipe.

Infraestrutura - Na Escola Deputado Américo Pereira Lima, no município de Juruti, também na região oeste, a gestão escolar recebeu R$ 117.513,81 somente neste segundo lote do Recurso Geral de 2024. Com o recurso, a unidade programou a manutenção da parte estrutural, compra de recursos tecnológicos para potencializar as aulas e da ampliação de projetos educacionais ambientais.

“Trabalhamos com ensino Fundamental e Médio. A nossa escola saiu na frente novamente com o Plano de Aplicação Financeira (PAF), onde vamos investir na melhoria da infraestrutura física, que envolve pintura e hidráulica, substituindo tubulações, além de instalação de grades nas janelas, e compra de equipamentos tecnológicos. Com relação à questão ambiental, o dinheiro já traz 5% a serem investidos na questão do meio ambiente e sustentabilidade. Iremos dar continuidade aos projetos, com a coleta seletiva e ampliação da nossa horta, o que vai possibilitar momentos de aprendizagem sólida e significativa”, conta a diretora Maria do Rosário Souza.

Alimentação - No início do ano, a Seduc fez o repasse para 192 escolas estaduais, no valor de quase 7 milhões, referente ao subprograma "Alimentação". A iniciativa beneficia diretamente 119.469 estudantes em todo o vasto território paraense. Para que as escolas recebam os recursos enviados pela Seduc é imprescindível que o Conselho Escolar esteja formalmente regularizado, com as prestações de contas em dia.

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O “Programa Dinheiro na Escola Paraense” é uma iniciativa que confere autonomia para o desenvolvimento de ações necessárias à rotina nas escolas. Com o projeto, a gestão e Conselho Escolar podem conduzir, com protagonismo, os investimentos nas necessidades específicas de cada realidade.

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