plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 36°
cotação atual R$


home
COP-30 EM BELÉM

Governador do Pará entrega Centro Administrativo da COP-30

Centro será escritório do Comitê Estadual COP-30, responsável pelos preparativos da conferência

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Governador do Pará entrega Centro Administrativo da COP-30 camera Centro será espaço de articulação e preparação para as responsabilidades do Governo com a Conferência | Marco Santos/Ag. Pará

O Governo do Pará entregou o Centro Administrativo da COP-30 em Belém na noite desta terça-feira (18).

O centro será um escritório para o Comitê Estadual COP-30, responsável pelos preparativos para a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro de 2025 na capital paraense.

Conteúdo relacionado

O governador Helder Barbalho afirmou que o centro será uma importante ferramenta de articulação para tudo o que couber ao Governo Federal e ao Governo do Pará.

“A 'Casa COP' chega para ser um equipamento em que estejamos em imersão trabalhando para que o evento seja um sucesso, mas que acima de tudo, no dia seguinte ao evento, ele possa nos deixar um legado de um Estado mais forte e de uma Amazônia mais pujante”, explicou.

“Pra nós a COP já começou. E este espaço que estamos entregando é onde a equipe que vai gerenciar os diversos projetos necessários para este grande evento vai trabalhar junto com consultores especializados que dão o apoio necessário para que a gente possa realizar a maior COP de todos os tempos aqui na nossa capital”, afirmou a vice-governadora e presidente do Comitê Estadual COP 30, Hana Ghassan.

quote icon

Estamos trabalhando para que a gente possa realizar um grande evento, que deixe um legado de obras e de fortalecimento da economia do estado do Pará.

Hanna Ghassan, Vice-governadora e presidente do Comitê Estadual COP-30
quote icon

Espaço simbólico para construção do debate climático

O centro administrativo da COP 30 conta com salas para coordenadores, técnicos, consultores e para membros da Secretaria Extraordinária da COP 30 da Presidência da República, além de salas de reunião, jardim de inverno e espaços de convivência.

“Este é um espaço simbólico e importante. Nós vamos ter centenas de forças trabalhando unidas para viabilizar tanto a infraestrutura da COP quanto a grande discussão sobre o tema do clima no mundo. Esperamos que na COP 30 a gente saia com protocolos importantes assinados entre os chefes de estado para conter esta transformação que o clima vem sofrendo ao longo destas décadas”, disse o secretário Valter Correia, da Secretaria Extraordinária para a COP30 do Governo Federal.

quote icon

a oportunidade de ser sede da COP traz um cenário extraordinário para que possamos fazer com que a Amazônia e Belém do Pará possam exercer o protagonismo social, ambiental e econômico

Helder Barbalho, Governador do Pará
quote icon

Projeto sustentável

O projeto do Espaço COP30 foi desenvolvido pelas arquitetas Mônica Piedade e Alliny Assef, da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEPLAD). “Pensamos em fazer um espaço sustentável usando uma estrutura modular que, além de ter uma construção mais rápida, não usa cimento e madeira para não degradar o meio ambiente. Além disso temos aproveitamento da água da chuva através de uma cisterna externa, e toda energia do prédio é gerada por placas solares”, explica Mônica Piedade.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

“A gente optou por um design biofílico, priorizando aberturas grandes, espelho d’água e vegetação em todos os ambientes para poder aproximar os usuários da natureza para não ser só um espaço de trabalho, mas um local que gera um conforto térmico e ambiental”, detalha Alliny Assef.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias