Mais de 30 km de pavimentação já foram entregues, em 2024, na Região Metropolitana de Belém (RMB) pelo programa "Asfalto por Todo o Pará", desenvolvido pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). A previsão é de que até o final do ano, mais de 85 km sejam entregues. O objetivo é investir em mais mobilidade, segurança, urbanização e qualidade de vida para os moradores dos locais.
Há quase 50 anos, a aposentada Beatriz Silva é moradora de Marituba. A Rua Curuça, onde mora com a família, foi uma das vias entregues no mês de março deste ano pelo Governo do Estado. “Era só buraco, o que tornava a travessia muito perigosa. Não passava ambulância, nem viaturas de polícia, o que mudou completamente após a entrega. Agora, temos mais segurança para caminhar e melhores condições de moradia. Desejo que essas obras continuem se espalhando pelo Pará”, conta.
No mês de março, a população de Marituba recebeu mais de 7 km de pavimentação asfáltica, com trabalhos de drenagem, terraplanagem, sarjeta, meio-fio, calçada e sinalização viária. O investimento estadual foi de mais de R$ 19 milhões. No bairro São José foram beneficiadas as ruas Tapajós, Fernando Bahia e Chaves Rodrigues, além das passagens Curuçá, Santarém e Igarapé Mirim. No bairro Pedreirinha, foram beneficiadas as ruas Pires Franco e 03 Marias e as passagens Brotinho e Abaete. Já no bairro Dom Aristides, a passagem Tocantins e a rua Souza Araújo foram contempladas.
Conteúdo relacionado:
- Helder assina acordo entre Uepa e universidade chinesa
- Governo do Pará entrega nova ponte sobre o Rio Fresco
- Governo Federal libera R$ 39,1 bilhões para o RS
A área do comércio de Marituba também sentiu melhorias após a entrega das obras. Maria Souza, vendedora de uma loja na Rua Tapajós, conta que as crateras abertas na via, muitas vezes, impediam o acesso dos clientes. “Depois que passou o asfalto, graças a Deus, ficou tudo de bom e melhorou realmente as nossas vendas. Agora o cliente não reclama mais das condições para chegar até a loja, ou se a rua tá sinalizada onde pode estacionar. Todos ficam admirados com as melhorias. Os imóveis aqui, tanto comerciais quanto residenciais, valorizaram muito”, diz.
Entregas
Em 2024, além de Marituba, o "Asfalto por Todo o Pará" já fez entregas também em Belém, nos bairros do Tapanã, Terra Firme, Sideral, Coqueiro, Curió, além de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro; e em Santa Bárbara (Jenipaúba, Juquilandia e Ciro Goes).
“O programa estadual visa a melhoria da infraestrutura em todos os municípios paraenses. Seguimos avançando em serviços de terraplanagem, asfaltamento, calçadas, drenagem superficial e meio fio. São obras que trazem um benefício direto para o morador da via, que deixa de pisar na lama no inverno, de respirar a poeira no verão, vê o seu imóvel valorizado. É mais dignidade para a população”, ressalta Ruy Cabral, titular da Seop.
Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp
Até o fim de 2024, estão previstas entregas do programa em Ananindeua (Curuçambá, Águas Lindas, Atalaia, Aurá, Levylandia, Maguari); em Belém (Águas Lindas, Cabanagem, Icoaraci, Jurunas, Marambaia, Mosqueiro, Outeiro, Pratinha, Tapanã, Telégrafo, Tenoné, Terra Firme e Una); e em outras vias de Marituba.
Ananindeua
Desde 2019, o governo do Estado já executou mais de 13 km de pavimentação em Ananindeua por meio do ‘Asfalto por Todo o Pará’, em obras já entregues, nos bairros Icuí-Guajará, Águas Lindas, Águas Brancas e Paar. Por meio de convênio estadual com a prefeitura, já foram entregues mais de 35 km de pavimentação.
Terra Firme
No mês de abril, o "Asfalto por Todo o Pará" entregou a pavimentação e sinalização das passagens Arame e Belo Horizonte e garantiu asfalto para mais cinco vias no bairro da Terra Firme, em Belém. O governador Helder Barbalho assinou a ordem de serviço para execução de drenagem e pavimentação asfáltica da Passagem Dom Manoel, Passagem Brasília, Passagem Moraes, Passagem Teófilo Silva e a Alameda Esmeralda.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar