plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SEBRAE

Abertas inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Sebrae revela que 67% das empreendedoras brasileiras têm filhos. Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios vão até 30/07. Participe!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Abertas inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios camera A paraense Luciana Athayde (à direita) foi a grande vencedora da categoria Produtora Rural na Cerimônia Nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023. | Divulgação

Pesquisa realizada pelo Sebrae em 2023 revelou que 67% das mulheres empreendedoras no Brasil têm filhos. No Pará, esse índice sobe para 77% das mulheres que administram pequenos negócios. A grande maioria das paraenses empreendedoras (72%) disseram que cuidar dos filhos “influenciou muito” na decisão de abrir o negócio, 9% responderam que isso “influenciou um pouco” e para 19% “não influenciou nada”. As mulheres paraenses gastam, em média, 3,4 horas diárias cuidando de outras pessoas e 3,1 horas diárias com os afazeres domésticos. Já os homens paraenses ocupam 1,5 hora em cada uma dessas atividades.

As mulheres empreendedoras paraenses interessadas em participar do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) já podem se inscrever pela internet. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 30 de julho. Para se inscrever, basta acessar o site oficial do prêmio. Além de preencher o formulário eletrônico, é necessário enviar um vídeo curto no formato de “pitch” com apresentação da empreendedora candidata. Para ajudar na gravação, o Sebrae disponibiliza no site um tutorial com dicas de como produzir o vídeo.

Esse ano, a premiação traz novidades com mais duas categorias que vão reconhecer as trajetórias de mulheres que empreendem na Ciência e Tecnologia, bem como aquelas que conquistaram o mercado internacional.

“As mulheres precisam assumir o papel de protagonismo no ambiente de negócios, superando barreiras culturais e crenças limitantes de que elas não são capazes de ocupar espaços de liderança. Com as novas categorias, o PSMN também vai mostrar a força dessas empreendedoras em áreas predominantemente masculinas”, incentiva Meena de Falleiro, gestora nacional da premiação.

Desde 2004, o prêmio já contou com a participação de mais de 100 mil mulheres que compartilharam suas jornadas de sucesso, representando empreendedoras de todo o Brasil. Mais de 200 delas foram premiadas. A meta da edição 2024 é superar a marca de 4 mil inscritas, número alcançado no ano passado.

Quem pode participar

Nesta edição, as participantes podem concorrer em cinco categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia (proprietárias de empresas de base tecnológica) e Negócios Internacionais. As candidatas devem ser maiores de 18 anos. Não há impedimento de participação caso possua sócios homens, desde que seja administradora da empresa e protagonista da história de sucesso. O regulamento tem mais detalhes dos requisitos de cada categoria.

Etapas

O PSMN é composto por três etapas: estadual, regional e nacional. Na primeira delas, são escolhidas até cinco candidatas por estado e do Distrito Federal, sendo uma de cada categoria. Todas as vencedoras seguem para a fase regional, de caráter eliminatório, quando as mais bem avaliadas em cada categoria serão escolhidas por região (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste). Cada região terá apenas uma candidatura por categoria indicada para disputar a fase nacional, totalizando até 25 candidatas para a grande final, marcada para acontecer em evento especial em Brasília (DF).

A premiação das vencedoras nacionais inclui troféu de reconhecimento, participação em missão nacional no ano que vem e ainda um instrumento de trabalho (tablet ou celular).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias