A descoberta nas últimas décadas de milhares de sítios arqueológicos na Amazônia brasileira tem contribuído para mudar a perspectiva sobre o passado da maior floresta tropical do mundo. São locais que correm o risco de destruição pelo avanço do desmatamento, do garimpo e das mudanças climáticas, entre outros fatores. Por meio de tecnologias emergentes, como a de sensoriamento remoto aerotransportado “Lidar”, pesquisadores brasileiros, em parceria com povos da floresta, estão mapeando esses sítios em áreas ameaçadas da região, a fim de garantir maior proteção.
SOBREVOOS
Resultados preliminares do projeto, intitulado “Amazônia revelada”, foram apresentados na mesa-redonda realizada na terça-feira (9), durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na UFPA, em Belém. A ideia é fazer sobrevoos usando essa tecnologia para identificar os sítios arqueológicos e registrá-los em órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan]. O projeto é financiado pela National Geographic Society e apoiado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
ÊXITO
Partiu do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o reconhecimento do êxito da 76ª Reunião Anual da instituição, em Belém. Na sessão de encerramento, sexta-feira à noite, ele afirmou que esta foi a maior e a melhor reunião da história da SBPC. Na presença do reitor Emmanuel Tourinho, da UFPA, anfitrião do evento, Janine expressou a opinião predominante entre cientistas e acadêmicos sobre o nível geral da programação, os temas em pauta e a infraestrutura montada. No total, mais de 60 mil pessoas visitaram o Campus do Guamá durante a semana.
ADESÃO
Mais um partido decide somar forças à pré-campanha de Igor Normando à Prefeitura de Belém. Neste sábado, 13 de julho, o União Brasil vai oficializar a adesão à candidatura de Igor nas eleições municipais de outubro. É o décimo partido a manifestar apoio ao candidato. O ato de adesão será realizado na casa Barka Eventos e contará com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, um dos líderes do União Brasil no Pará. A expectativa é de um público de cerca de 1 mil pessoas no evento.
ELEIÇÕES
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) realiza na segunda-feira (15/07), às 9h, uma reunião com representantes dos partidos políticos para tratar do registro de candidaturas nas Eleições de 2024. Serão discutidos aspectos do registro de candidaturas, da integração entre os sistemas de candidaturas e de Processo Judicial Eletrônico (PJe). De acordo com as regras estabelecidas, os partidos devem escolher os representantes que disputarão os cargos pelas siglas durante as convenções, que precisam ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto.
IMÓVEL
Os Correios realizam no dia 12 de agosto, às 10h, a licitação para alienação de um terreno localizado na avenida Tavares Bastos, em Belém. O certame faz parte da estratégia de revisão da carteira imobiliária da empresa. Com área de 17.154,26 metros quadrados, sendo 210,00 m² de área construída, o imóvel fica em local de alta valorização imobiliária. A licitação será em formato eletrônico e, para participar, é necessário que os interessados se dirijam a uma agência do Banco do Brasil para obter a chave de acesso.
LINHA DIRETA
Pré-candidato à prefeitura de Belém, Igor Normando (MDB), se reuniu esta semana com seu coordenador de campanha, o ex-reitor da UFPA, Carlos Maneschy, para traçar seu plano de governo. Dentre os objetivos foram citados temas como mobilidade urbana, saúde, acessibilidade e a luta contra os maus-tratos contra animais.
O Sistema de Distribuição de Gás Natural da Companhia Gás do Pará movimentou mais de 65 milhões de metros cúbicos de gás natural em Barcarena entre os meses de março e junho de 2024. A operação iniciada em 2024 é regulada pela Arcon.
Em maio no Norte do país, a busca dos CNPJs por recursos financeiros registrou alta em cinco dos sete estados, ficando o Pará com o menor índice entre estes, de 3,2%.
O Conselho Nacional da Juventude (Conjove) tem uma paraense na gestão 2024/2026, empossada na última quarta-feira, 10, no auditório do Palácio do Planalto, em Brasília. Darlienne Tupinambá, de Santarém, atuará como coordenadora do grupo de trabalho de Povos e Comunidades Tradicionais.
O projeto Saúde Digital, da Uepa, promove na segunda-feira, dia 15, às 11h, a webpalestra “Compreendendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA): Definições e Perspectivas”, ministrada pela psicóloga Geovana Amorim.
Além disso, no dia 19 de julho, Geovana Amorim será a facilitadora da webpalestra “Transtorno do Neurodesenvolvimento e Famílias: Estigmas, Demandas e Estratégias de Cuidados”, também às 11h. Ambas são abertas ao público pelo endereço conferenciaweb.rnp.br/uepa/saude-digital.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar