Belém tem baixa procura pelas vacinas neste período de férias. Nesta terça-feira (16), na Unidade Básica de Saúde do Guamá (UBS), mesmo assim, havia pais e responsáveis levando os filhos para se imunizar. A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Nazaré Athayde, conta que a movimentação nos postos de vacinação é baixa durante o mês de julho, por conta que é época de veraneio e muitas pessoas viajam para as praias do litoral do estado, outros estados ou países.
“Mas a gente sempre reforça que é muito importante que as pessoas mantenham o calendário de vacinação atualizado, para poder curtir as férias mais tranquilamente. Nossos postos de saúde estão funcionando normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h”, disse.
RELACIONADAS:
- Vacina contra a coqueluche está disponível em Belém
- Nova remessa de vacina contra a dengue chega ao PA
- Vacina contra a dengue já está disponível em Belém
Quem aproveitou a calmaria foi Lívia Santos, de 25 anos, mãe da Yona, de 3 meses. “Eu sempre fico muito atenta ao calendário vacinal dela, como está no período, decidimos vir logo. Até porque possivelmente vamos viajar em família para aproveitar um pouco as férias. O bom é que nesta época de veraneio a movimentação é menor e somos logo atendidos”, disse.
Já a Bianca Brasil, de 23, está grávida e é mãe do Erick Patrick, de 3 anos. Ela diz que tem muita preocupação com a saúde do filho. “Eu não deixo passar nenhum prazo, desde a gestação. Tomo todos os cuidados possíveis, sempre que está no período trago ele para tomar vacina. Dessa vez, nós dois vamos nos vacinar. O bom é que nesse período é tranquila as salas de vacinação”, conta.
Quer ler mais notícias de Saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Nazaré explica que a vacinação segue sendo a estratégia mais eficaz para o controle de doenças infecciosas. Nazaré Athayde, destaca que Belém atingiu a meta da cobertura vacinal em grande parte das vacinas do PNI. Para ela, o resultado obtido na vacinação do público infantil é reflexo do empenho da equipe na busca ativa e no trabalho de comunicação e mobilização social para conscientizar a população.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar