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Veja como a União está investindo em Rodovias no Pará

Esse valor está previsto para 2024 e mostra a retomada do investimento do governo federal nas rodovias e ferrovias no Estado do Pará

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Imagem ilustrativa da notícia Veja como a União está investindo em Rodovias no Pará camera A retomada do investimento nas rodovias e ferrovias do país teve o impacto fundamental do Novo PAC | FOTO: DNIT

O governo federal está investindo para melhorar a infraestrutura de transportes no Pará. A previsão é que, em 2024, o valor chegue a R$ 1,4 bilhão em investimentos. Os dados estão disponíveis no ComunicaBR, plataforma de transparência ativa do governo e mostram que a retomada do investimento nas rodovias e ferrovias no Estado incluem grandes obras previstas no Novo PAC como a ponte sobre o Rio Xingu, na BR-230/PA.

Com 700 metros de extensão, a ponte ligando Anapu a Vitória do Xingu vai facilitar o transporte de pessoas, cargas e equipamentos, melhorando a logística na região. Em 2023, primeiro ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o investimento já havia saltado para R$ 1,5 bilhão no estado.

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Concluída em novembro do ano passado, outra importante ação do governo federal no Pará foi a renovação da BR 163/PA, entre Rurópolis e Santarém. Considerada rota fundamental à integração da região Norte com as demais regiões brasileiras e de escoamento da produção agrícola, mais da metade do trecho segue em paralelo ao Rio Tapajós, sendo a rodovia mais próxima de comunidades ribeirinhas como Maguary, Aveiro e Urará.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo, o conjunto de intervenções assegura mais segurança e fluidez na via, onde o transporte de cargas é intenso. Com investimento federal de R$ 15 milhões, a obra beneficia cerca de 367,7 mil pessoas.

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A retomada do investimento nas rodovias e ferrovias de todo o país teve o impacto fundamental do Novo PAC, que viabilizou uma série de outras obras nas vias federais no Pará, a exemplo da adequação com duplicação e obras no trecho Altamira – Rurópolis da BR-230/PA; construção no trecho Altamira – Medicilândia da BR-230/PA; construção do Lote 2 - Trecho Rodoviário entre Novo Repartimento – Pacajá, na BR-230/PA; construção entre Novo Repartimento e Tucuruí, na BR-422/PA; construção do Lote 1.7 - km 30 – Rurópolis, na BR-163/PA; construção do trecho Viseu – Bragança, na BR-308/PA; e adequação dos trechos Castanhal – Santa Maria do Pará e Trevo Salinópolis - Divisa PA/MA, na BR-316/PA.

Outro importante investimento no Estado é a construção da ponte sobre o rio Araguaia unindo os municípios de Xambioá (PA) e São Geraldo do Araguaia (TO), onde já foram investidos até o momento R$ 215.350.690,05. Em fase final, atualmente com um percentual de 99,16% de conclusão da estrutura, a previsão é que a obra da ponte seja concluída entre setembro e outubro deste ano, quando será aberta a trafegabilidade.

Já a conclusão total do empreendimento, que contempla também os acessos à ponte, está em 87,2%. As obras dos acessos estão em fase de finalização de projetos e desapropriações para que possam ser iniciadas. Os acessos têm previsão de conclusão em Julho/2025, informa o governo federal.

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