O acesso de duas das quatro vias da avenida Almirante Tamandaré, que fica entre a avenida 16 de Novembro e a travessa Padre Eutíquio, em Belém, está parcialmente interditado devido aos trabalhos da Nova Tamandaré executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
Esta intervenção faz parte das ações estruturantes preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025.
Conteúdo Relacionado
- Hana acompanha evolução das obras da Doca e Gentil
- Vídeo: jiboia é flagrada no canal da Tamandaré, em Belém
- Estado autoriza construção do Parque Linear da Tamandaré
As vias afetadas são as localizadas do lado esquerdo da Avenida Tamandaré no sentido da Travessa Padre Eutíquio. As duas vias do lado direito, no sentido da Rua Gama Abreu, que recebem um maior fluxo de veículos, continuam com trânsito normal, assim como as transversais Travessa São Francisco e Travessa São Pedro.
"Hoje os serviços da Nova Tamandaré estão voltados para as obras de fundação, que incluem a perfuração de estacas hélices que vão dar sustentação ao parque linear. Esse trabalho acontece em três quadras e estamos fazendo o possível para que isso não cause tanto impacto no trânsito. Somente após concluída a fundação do lado da Avenida Tamandaré que estamos trabalhando hoje é que passaremos para a outra via, mantendo o tráfego acontecendo em pelo menos um dos lados da pista", explicou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.
Quer ler mais notícias? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
O projeto da Nova Tamandaré visa integrar o canal à cidade, proporcionando maior contato da população com a água e resgatando a importância da Avenida Tamandaré para a comunidade. Entre as melhorias previstas estão a criação de espaços de convivência com oito quiosques, jardins de chuva, áreas contemplativas, espaço para eventos, ciclovias, playground, espaço pet, academia ao ar livre, urbanização da Praça Onze de Junho e construção de um Terminal Hidroviário.
A arborização será um dos destaques da Nova Tamandaré, com o plantio de árvores para melhorar as condições climáticas. O projeto inclui estratégias para aumentar a permeabilidade do solo e a infiltração pluvial, visando melhorar os sistemas de drenagem e reduzir alagamentos. Jardins de chuva serão projetados para potencializar a retenção, o tratamento e a infiltração das águas pluviais, e a dragagem do fundo do canal aumentará a capacidade de escoamento. As comportas serão instaladas para auxiliar no controle da água dentro do canal.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar