As obras por Belém trazem novas surpresas! O Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (IPHAN) informou, no início da noite desta terça-feira (13), que escavações da obra da Nova Doca revelaram uma possível proa de embarcação metálica antiga, próxima do canal.
A descoberta foi feita por uma equipe de pesquisa contratada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) para realizar o acompanhamento arqueológico da obra.
Uma equipe do IPHAN foi enviada para fazer a fiscalização, realizar os primeiros registros e orientar sobre o isolamento da área para manutenção e conservação do achado.
Conteúdo relacionado
- Museu Paraense Emílio Goeldi completa 129 anos
- Demora na divulgação de repescagem da UFPA adoece estudantes
- Arte sacra desaparecida é recuperada em leilão
"A embarcação nos possibilita refletir acerca da história da formação urbana da cidade e como, ao longo do tempo, a sociedade mudou suas relações com os rios e igarapés que eram as vias de locomoção, antes do aterramento e asfaltamento de Belém", apontou o IPHAN, em nota.
"O achado enseja uma reflexão sobre o local que já foi um importante entreposto econômico e portuário na cidade em séculos passados e se tornou um bairro comercial e habitacional, dissociado da identidade portuária".
O IPHAN apontou também que, até o momento, não havia registro de achados deste gênero a partir de escavações arqueológicas em contextos de licenciamento para obras públicas no Centro Histórico de Belém.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
"O Iphan-PA entrou em contato com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) para alinhamento de ações de conservação e tratativas para o resgate arqueológico adequado e estudo posterior do achado, além de futuras ações para sua musealização".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar