O 46º Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio ganhou as ruas do Conjunto Satélite, em Belém, no último domingo (1º). Com saída da Comunidade Imaculado Coração de Maria, no Conjunto Pedro Teixeira, a procissão seguiu por 4,5 quilômetros em direção a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio.
Após a missa, às 7h30, presidida pelo padre Rubinei Coelho, da Arquidiocese de Santarém, os fiéis seguiram em romaria. “Este momento é único e esperado durante o ano todo. A festividade é o momento de revigorar nossa fé, sobretudo neste ano, que nós celebramos o 46º Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio e o primeiro Círio como Paróquia Santuário. Para nós é um motivo de alegria e de gratidão a Deus. Nós vivemos esta graça nos preparando para o ano jubilar de 2025”, disse o pároco de Nossa Senhora do Bom Remédio, padre Richarlisson Santos.
Conteúdos relacionados:
- Garanta a vaga do seu filho no Carro dos Anjos. Saiba como!
- O Círio de Nazaré pode ser vivido o ano inteiro
Com o tema “Maria, Mestra da Oração”, a festividade deste ano, realizada de 29 de agosto a 8 de setembro, incentiva o encontro com a espiritualidade. “O tema está em sintonia com o pedido do Papa Francisco que convocou 2024 como o ano da oração. Como modelo de oração, Maria nos inspira. Ao nos inspirar, ela se torna essa mestra que nos ajuda a termos intimidade com Deus. A seu exemplo, nós somos chamados a guardar silêncio no nosso coração e entrar em sintonia na intimidade com Deus, que é nosso Pai”.
DEVOÇÃO
Durante o percurso, os devotos prestaram homenagens, pediram por saúde e agradeceram pelas bênçãos alcançadas ao longo do ano. Em uma berlinda ornamentada com flores brancas e amarelas, a imagem seguiu até a Paróquia Santuário, onde a procissão foi finalizada com missa presidida pelo padre Humberto Brito, vigário da Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus.
Diagnosticada com câncer em 2016, Dayse Penafort recorreu a Nossa Senhora do Bom Remédio para que Ela lhe curasse da doença. Com a prece atendida e a saúde em dia, ela acompanha a romaria com uma imagem da santa nos braços. Depois de caminhar, ela presenteia um fiel necessitado da intercessão da santa. Dessa vez, além de agradecer pela graça alcançada, Dayse também pediu pela saúde de uma amiga que está em tratamento de câncer.
“Eu ando com essa santinha porque todo ano Nossa Senhora toca o meu coração e eu a dou de presente a algum romeiro. Este ano, a imagem tem uma dona em especial que é uma amiga que também está tratando de um câncer diagnosticado tardiamente por erro médico. Mas, Graças a Deus, dois linfomas já foram eliminados e por isso eu darei a imagem pra ela. Porque assim como Ela me curou, eu creio que pode curar minha amiga também”, afirmou a assistente social, de 46 anos.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Natural de Santarém, Leontina Moura, 62, herdou a fé nos santos católicos da mãe. Dessa vez, ela acompanhava a procissão pedindo pela saúde da mãe, que tem Alzheimer e não consegue mais acompanhar a romaria. “A minha devoção é por causa da minha mãe que é muito católica e sempre me levou para igreja. Agora que ela não pode eu estou fazendo por ela. Eu primeiramente agradeço por tudo, mas, principalmente, peço pela saúde da minha mãe porque Nossa Senhora dos Remédios é quem intercede por ela. Eu já tive uma graça alcançada pela saúde do meu irmão, então a minha relação com ela é antiga e eu tenho muita fé e sei que ela está olhando pela minha mãe também”.
FESTIVIDADE
- A festividade vai até 8 de setembro e conta com missas celebradas por bispos, cônegos e padres da Arquidiocese de Belém, Arquidiocese de Santarém e Diocese de Bragança. Além das celebrações eucarísticas, os fiéis são convidados a participar da reza do terço mariano todos os dias às 17h30, bem como da Novena de Nossa Senhora do Bom Remédio. Nos dias 4 e 7 de setembro, haverá um passeio guiado pelo Santuário, onde os presentes poderão conhecer a história da devoção a Nossa Senhora do Bom Remédio e os quase 44 anos da paróquia.
- As noites de festividade também serão momentos de celebração cultural, com apresentações de artistas locais na quadra paroquial. Além das apresentações musicais, o arraial contará com venda de comidas típicas, bingos e parque de diversões.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar