Na manhã desta segunda-feira (2), as secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Municipal de Saúde de Belém (Sesma) deram início à Campanha de Vacinação contra Influenza, vírus transmissor da gripe. Abrindo o calendário vacinal, a Unidade Básica de Saúde do bairro de Fátima teve início com alta demanda, especialmente entre crianças e idosos. Durante a vacinação, mascotes da família do Zé Gotinha divertiram as crianças, tornando o momento mais leve.
A ação, conforme a Sesma, visa imunizar 90% de cada grupo prioritário, o que é correspondente a 519.825 pessoas protegidas contra complicações graves causadas pelo vírus Influenza. Ocorrendo em um período diferente do restante do país, devido às peculiaridades climáticas da Região Norte, a campanha se estenderá até o dia 25 de outubro, disponível em todas as salas de vacinação da rede municipal, das 8h às 17h.
Conteúdos relacionados:
- Jader garante R$ 3,4 milhões para a área da saúde no Pará
- Pará terá 15 novos postos de Unidades Básicas de Saúde
A campanha tem como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas de até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde e professores – tanto público quanto privado –, indígenas a partir dos 6 meses de idade, pessoas em situação de rua, além de policiais, bombeiros e membros das Forças Armadas.
Outros grupos prioritários, como pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, pessoas com deficiências, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade complementam o quadro.
A estudante de publicidade e propaganda Vitória Santos, de 25 anos, moradora do bairro do Reduto, compareceu na unidade de Fátima em busca do imunizante, levando seu filho Henrique Santos, de 9 meses, para adquirir a vacina logo no primeiro dia da campanha. “Sempre mantenho as vacinas dele em dia porque sei da importância, especialmente nessa fase em que os bebês estão muito vulneráveis. A influenza pode começar com sintomas leves, mas pode se agravar, então a sensação de protegê-lo é um alívio”, disse.
Quer saber mais notícias de Saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp
Para Silvia Carvalho, 72, aposentada e moradora do bairro, estar vacinada é uma prioridade, para continuar mantendo a rotina sem gripe. “Eu gosto de estar em dia com minhas vacinas. Não tive nenhum problema viral recente e, para mim, a vacina é essencial para isso. Recomendo que todos venham se vacinar o quanto antes”, incentivou.
ESTRATÉGIA
Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a temporada de 2024 do hemisfério sul, as vacinas utilizadas no Brasil protegem contra três tipos de cepas de vírus, e funcionam como ação estratégica do Ministério da Saúde para a imunização do público-alvo. De acordo com a coordenadora de Imunizações da Sesma, Nazaré Athayde, a antecipação da campanha para setembro é uma estratégia essencial para a região, já que o inverno amazônico tende a começar em novembro.
“Viemos de uma baixa cobertura vacinal no ano passado. Este ano, decidimos antecipar a campanha para proteger a população no momento em que os casos de gripe costumam aumentar. A vacina utilizada é trivalente, protegendo contra três cepas do Influenza, e objetivamos vacinar um número grande das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários”, explicou Nazaré Athayde.
COBERTURA
Conforme o Ministério da Saúde, o principal objetivo “é prevenir complicações graves decorrentes da gripe, reduzir o número de óbitos e minimizar o impacto nos serviços de saúde, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS)”; e, para isso, haverá o ponto alto da campanha, que será o Dia D de Mobilização, marcado para 28 de setembro.
A população de Belém tem até o final de outubro para garantir a imunização e contribuir para a meta de vacinação estabelecida pela campanha. “Vamos continuar ampliando o acesso, inclusive com a vacinação em alguns shoppings aos finais de semana, para que todos os grupos prioritários sejam atendidos”, ponderou a coordenadora da Sesma.
Saiba aonde se vacinar:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar