A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB/Campus IV), está com inscrições abertas, de forma gratuita, para o Curso de Extensão sobre Doenças Imunopreveníveis, destinado a profissionais da área de educação, de qualquer instituição.
A formação foca em conhecimento sobre doenças preveníveis, por meio de vacinas aos professores e equipe psicossocial do 5° ao 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. O objetivo da formação é contribuir para a prevenção das doenças, além de ampliar o incentivo para a adesão vacinal entre o público infanto-juvenil.
Vinculada ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), a programação da EEMB faz parte das atividades de comemoração pelos 80 anos da Escola de Enfermagem da Uepa, na avenida José Bonifácio, 1289, no bairro do Guamá, em Belém.
- Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp
Doenças Imunopreveníveis são todas as enfermidades que podem ser evitadas com a aplicação de vacinas, como a Covid-19, Gripe (Influenza), Hepatite B, Poliomielite ou Tétano. Com duração de 30 horas, as atividades do curso serão desenvolvidas por meio de Metodologias Ativas de Aprendizagem.
O Curso ocorrerá no período de 30 de setembro a 07 de outubro, na Escola de Enfermagem, sendo ofertadas 21 vagas. Todos os participantes, desde que passem nas atividades avaliativas e frequência, receberão certificado de carga horária. As inscrições podem ser feitas por link, acesse aqui.
Epidemiologia
Esta semana, a Escola de Enfermagem iniciou as aulas do Curso de Extensão de Capacitação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde no Contexto Amazônico, que ajuda a detectar e prevenir doenças e agravos à saúde com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Entre as doenças mais comuns na região, estão: Malária, Febre Amarela, Doença de Chagas, Leishmaniose, entre outras. O curso terá carga horária de 60 horas e duração de três semanas.
A Capacitação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde, que ofertou 30 vagas inicialmente, mas devido a grande procura, abriu mais 10 vagas, é destinado a acadêmicos e profissionais de enfermagem e seguirá três eixos temáticos, sendo eles: Introdução aos Conceitos e Aplicações da Epidemiologia e Vigilância em Saúde no Contexto Amazônico; Rede Mundial, Nacional e Regional de Vigilância em Saúde e Sistema de Informação em Saúde; Estratégias e Métodos de Resposta aos Desafios em Vigilância em Saúde.
Segundo a enfermeira e professora Elizabete Rassy, coordenadora do curso, o objetivo da formação é expandir os conhecimentos de estudante e profissionais, mostrando as peculiaridades de cada região amazônica, entendendo o contexto das populações tradicionais: “O curso servirá ainda para obter respostas a todos os eventos que possam vir a acontecer, incluindo as endemias, pandemias, doenças infectocontagiosas, e também as doenças crônicas que estão agora no radar da epidemiologia.”
A professora complementou que a epidemiologia também inclui a atenção aos desastres naturais, que é uma abordagem importante nos contextos sociais da atualidade, principalmente com a chegada da COP 30 (Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas), que será essencial para promover o fortalecimento da extensão universitária, reafirmando a missão da Universidade do Estado com a sociedade.
O aluno Daniel Santos, que está no 8° semestre de Enfermagem, considera o assunto de extrema relevância para o aprimoramento dos conhecimentos não só dos discentes da universidade, mas também de toda a comunidade acadêmica que tem a oportunidade de participar: “O curso aborda uma área importante para a pesquisa, e para a compreensão dos processos relacionados à distribuição das doenças e agravos na população. Além disso, é especialmente pertinente para a comunidade acadêmica, pois é uma pauta atual e que merece destaque", concluiu.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar