A quinta edição do Festival das Tacacazeiras começou, na última sexta-feira (13), de forma gratuita, no Boulevard da Gastronomia. E, durante esta semana, a capital paranaense segue com um espaço voltado para a valorização das tradições culinárias do Pará.
“O festival é muito importante porque vem como uma homenagem para todas as tacacazeiras de Belém e todas que fazem parte da nossa cultura. É o espaço para valorizar o nosso conhecimento, que é passado de geração para geração. Então eu espero que todos aqui possam prestigiar nosso festival e experimentar a nossa culinária”, reforça a tacacazeira Neide Sobrinho, dona da famosa barraca “Tacacá Paraense”.
Espalhados pelo espaço, elas aproveitaram a noite na cidade para prestigiar o evento com os mais diversos pratos da culinária local, como o tacacá, vatapá, caruru, maniçoba, arroz com galinha e o tão famoso arroz paraense. “Para mim é tradição tomar aquele tacacá, não importa o quanto esteja quente. Tomar o tacacá é saborear o que há de melhor da nossa culinária, e eu não abro mão disso”, contou Renata Feitosa, advogada.
Conteúdos relacionados:
- Dia das Tacacazeiras: elas mantêm a tradição em Belém
- Queda no preço da carne bovina foi pouco notada nas feiras
- Atividades turísticas no Pará crescem 5,7%
De acordo com a tacacazeira Ivanete Costa Pantoja, presidente da associação das tacacazeiras e administradora do tradicional Tacacá Raízes da Mandioca, fundado por seus pais há 62 anos, o festival visa aprofundar o conhecimento sobre a história, para o reconhecimento do tacacá nacionalmente.
De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, o objetivo do festival é fomentar a economia criativa paraense, o turismo, bem como reforçar a importância da preservação do bioma Amazônico e promover as tradições culturais de Belém do Pará.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
A Programação segue neste sábado (14), com as atrações que incluem Mistura Regional e Ana Chagas. Já no domingo, 15, o público poderá conferir novamente a Mistura Regional e a Banda Kalango.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar