Estamos perto do primeiro turno das eleições municipais de 2024 que vai escolher os novos prefeitos e vereadores para a gestão municipal 2025-2028. Até lá, durante o período de campanha, tem gente que aproveita para faturar uma renda extra por meio da atividade popularmente chamada de “bandeirada”. Nos bairros e nas principais vias da cidade é possível observar os trabalhadores fazendo essa atividade, carregando bandeiras com nome, imagem e números dos candidatos para divulgá-los aos eleitores. É o momento no qual ou as pessoas trabalham apenas para um candidato ao cargo de prefeito, ou vereador, ou para ambos.
Os trabalhos são pagos ou por diária ou semanalmente. Para termos uma ideia, em média uma diária pode sair a 60 reais, mas este valor varia muito, podendo ser maior ou menor, dependendo da quantidade de horas trabalhadas, quantos dias da semana são realizadas as atividades e disponibilidade de recursos do candidato. O DIÁRIO percorreu três importantes vias da capital paraense onde é possível encontrar pessoas trabalhando com a atividade.
Conteúdos relacionados:
- Cai o número de candidatura para eleições deste ano
- Eleições municipais: confira as novidades que vão impactar!
Ana Oliveira, 56 anos, neste mês está trabalhando na campanha política fazendo bandeirada para candidato a prefeito e vereador na Avenida Presidente Vargas, bairro da Campina. O turno de trabalho dela é das 13h às 17h e a Ana já tem experiência por ter trabalhado em campanhas eleitorais de outros anos. “O trabalho é tranquilo e com o dinheiro eu consigo ajudar nas despesas de casa”, comenta Ana sobre a única renda obtida no momento.
Elaine Souza, 35 anos, sempre quando pode trabalha em campanhas eleitorais, realizando trabalhos de bandeirada, caminhada e panfletagem. Neste ano, a bandeirada que ela realiza é no turno da tarde, de segunda a sexta-feira, ao longo da Avenida Presidente Vargas. Ela trabalha como auxiliar de cozinha no turno da noite e tira um “extra” com os trabalhos na campanha política para complementar a renda. “Não é um trabalho cansativo e dá pra pagar algumas contas. Trabalhando com a campanha, eu já decidi em quem vou votar e espero que meu voto ajude a melhorar nossa cidade”, ressalta.
A designer de sobrancelhas Damares Nascimento, 27 anos, trabalha com bandeirada na Avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira. Na ocasião, ela trabalha com a campanha de candidato a vereador no turno da manhã e tarde. É a primeira vez que a designer realiza atividades de campanha política e faz o trabalho para somar na renda em casa. “Está dando para ganhar uma graninha, ao mesmo tempo que trabalhando com política, eu entendo que o nosso voto é fundamental”, comenta consciente sobre a importância das eleições.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Fonte
Também trabalhando com bandeirada na Avenida Pedro Miranda, pela manhã e tarde, a Wianny Matias, de 24 anos, já tinha realizado atividades de campanha política em eleições anteriores, sendo atualmente esta a única fonte de renda da jovem. “Com este trabalho consigo um dinheiro que dá pra ajudar a pagar algumas coisas e o trabalho é tranquilo”. Ela já está decidida em quem vai votar para prefeito e vereador e afirma que “a cidade precisa melhorar em muitos aspectos, como saneamento”.
Ainda na mesma via, Lurdes Lima, 55 anos, aproveita para ganhar uma renda nesta época do ano. Dona de casa e desempregada, atualmente esta é a única fonte de renda que ela consegue ter e pagar algumas contas. Não é a primeira que Lurdes trabalha com esta atividade, sendo algo que gosta de fazer antes das eleições. “A gente aproveita esta época para trabalhar e ganhar um dinheiro a mais e já definindo em quem vamos votar”, destaca.
Ao lado dela trabalha Sônia Lúcia, diarista, 57 anos, que também já realizou bandeiradas em eleições anteriores. Ela considera importante este tipo de trabalho, pois ajuda os eleitores a definir o voto na eleição. “É um trabalho temporário, mas a gente consegue arrecadar uma renda adicional que ajuda muito no orçamento em casa”. Ela já definiu em quem vai votar para vereador e prefeito e espera que o voto contribua para o processo democrático.
Na Avenida João Paulo II também tem gente trabalhando com a atividade, como é o caso da manicure Rosangela Nascimento, 49 anos. Sempre no período de eleição, ela aproveita para complementar a renda realizando bandeiradas pelo bairro do Marco. Durante a semana, ela alterna o trabalho de manicure com o de bandeirada, conseguindo, desta forma, quitar dívidas e realizar um trabalho que pode ajudar eleitores na hora do voto. “Não é um trabalho difícil e dá pra dividir bem meu dia também atendendo minhas clientes”, destaca.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar