A presença de esgoto a céu aberto e a falta de asfalto nas proximidades de uma unidade de saúde representam sérios riscos à saúde pública e ao bem-estar da comunidade. O esgoto a céu aberto é um ambiente propício para a proliferação de doenças infecciosas. Patógenos presentes no esgoto podem causar doenças como hepatite A, cólera, febre tifoide e leptospirose1. Essas doenças são transmitidas pelo contato direto com a água contaminada ou pela ingestão de alimentos e água que entraram em contato com o esgoto
Na manhã desta terça-feira (17), moradores do bairro Bengui, em Belém, denunciaram a precariedade da infraestrutura em frente à unidade de saúde local. A principal reclamação é a existência de um esgoto a céu aberto, que, em dias de chuva, transforma a área em um verdadeiro caos.
Conteúdos relacionados:
- Vídeo: explosão de lancha gera grande fumaça na Condor
- PC prende suspeito de liderar garimpo ilegal em Santarém
- Indígenas fazem protesto contra Norte Energia e Belo Monte
Cadeirantes, pessoas com deficiência e a comunidade em geral têm enfrentado dificuldades de acesso ao local devido à falta de saneamento básico. Além do esgoto, a rua que dá acesso à unidade de saúde está completamente sem asfalto, agravando ainda mais a situação. Com lama e buracos, os moradores relatam dificuldades de locomoção, especialmente para aqueles que precisam de atendimento médico.
- Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Raul Cadete, morador do bairro e responsável pela denúncia relatou que a situação é recorrente e que o bairro do Bengui tem sido “esquecido pela Prefeitura de Belém”. Ele afirmou que a comunidade vem pedindo providências há anos, mas até agora, nenhuma medida concreta foi tomada.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar