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MOBILIDADE FLUVIAL

PCT Guamá apresenta embarcação sustentável a energia solar

A embarcação se chama "Poraquê", alusivo ao peixe-elétrico típico da região amazônica, e representa um avanço significativo em transporte sustentável na Amazônia

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Imagem ilustrativa da notícia PCT Guamá apresenta embarcação sustentável a energia solar camera Embarcação "Poraquê" é sustentável, que não irá apresentar riscos de poluição aos rios | Divulgação

Se os ‘rios são nossas ruas”, em Belém, desenvolver meios de transportes fluviais sustentáveis é necessário para a nossa região. Por conta disso, o Governo do Estado, por meio do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, apresentou o novo catamarã elétrico “Poraquê”, nesta terça-feira (17), na orla da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém. A embarcação homenageia o peixe-elétrico típico da região amazônica, e representa um avanço significativo em transporte sustentável na Amazônia.

O “Poraquê” foi projetado pelo Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), vinculado à UFPA e residente do PCT Guamá, e é um modelo de transporte fluvial totalmente elétrico. Com capacidade para até 40 passageiros, a embarcação opera com baterias de alta capacidade que são carregadas por energia elétrica convencional e por painéis solares, garantindo autonomia de seis horas contínuas. A embarcação também dispõe de áreas adaptadas para cadeirantes.

Maria Emília Tostes, coordenadora e pesquisadora do Ceamazon, destaca que a importância deste barco para a mobilidade na Amazônia é imensa. Ele é completamente limpo, funcionando com energia solar e elétrica, sem causar o ruído característico das embarcações tradicionais e sem risco de poluição dos rios.

"Poraquê" funciona com energia solar e elétrica
📷 "Poraquê" funciona com energia solar e elétrica |Divulgação

O novo catamarã vai operar no Rio Guamá, inicialmente transportando a comunidade acadêmica da UFPA, após passar por uma série de avaliações técnicas nos próximos meses. A Faculdade de Engenharia Naval da UFPA também está colaborando no projeto.

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O desenvolvimento do catamarã começou em 2019 como parte do Sistema Inteligente Multimodal na Amazônia (Sima), que inclui dois ônibus elétricos, um operando dentro do campus da UFPA e outro na rota intermunicipal Belém-Castanhal. O projeto visa criar um corredor verde na Amazônia e oferece uma solução sustentável para o transporte fluvial.

Para Milkson Campelo, gerente de tecnologia e mercados da Fundação Guamá, ressalta que iniciativas focadas em energias renováveis são essenciais para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O apoio ao Ceamazon e ao projeto Sima é fundamental para a transição energética na região.

O projeto do Sima ainda inclui eletropostos, sistemas de armazenamento de energia, medidores e um sistema de comunicação adaptado para a floresta amazônica. Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto conta com investimentos da Norte Energia.

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