O plano de construções de Usinas da Paz (UsiPaz), por parte do Governo do Estado, seguem a todo vapor, complexo reconhecido nacionalmente como forma de promover cidadania. A unidade de Tucuruí, no sudeste paraense, será a próxima a ser inaugurada, uma vez que já está com mais de 54% das obras executadas.
Por conta disso, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, fez uma visita técnica às obras de construção da primeira UsiPaz em território tucuruiense, nesta sexta-feira (20). Na visitação, a vice destacou que a presença do projeto naquele município é um sonho que será realizado.
“Em breve, serão mais de 70 serviços prestados gratuitamente para a população que mais precisa, nas áreas do esporte, cultura, lazer, também na capacitação das nossas mulheres e na área de atendimento médico e odontológico. Por isso chamamos este projeto de Usina, porque é uma fábrica de oportunidades. É a construção do maior projeto de inclusão social do Brasil aqui em Tucuruí", declarou Hana.
Conteúdo Relacionado
- UsiPaz Ananindeua oferece lazer para a comunidade em julho
- Hana Ghassan visita obras de creche para 200 crianças
A UsiPaz Tucuruí ficará localizada na avenida 7 de Setembro, bairro Nova Matinha, com uma área construída com mais de 6 mil metros quadrados, garantindo conforto e qualidade no atendimento à população. A unidade vai oferecer mais de 70 tipos de serviços gratuitos como emissão de documentos, atividades esportivas, cursos profissionalizantes, reforço escolar, eventos culturais entre outros.
Seguindo o padrão das demais Usinas já entregues pelo governo estadual, o complexo também vai dispor de uma estrutura moderna e funcional, disponibilizando dois prédios principais, Usina e Assistência, onde serão ofertados serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, bibliotecas e salas de estudo, atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, orientação jurídica, entre outros, além de áreas para a prática esportiva, cultural e de lazer, com ginásio poliesportivo, quadra de areia, academia ao ar livre, teatro, parque infantil e piscina, beneficiando os mais de 91 mil moradores da cidade de Tucuruí.
Além disso, as obras de construção da nova UsiPaz Tucuruí estão gerando mais de 160 postos de trabalho, priorizando mão de obra local e gerando renda para a população. “O trabalho está bastante avançado e estamos trabalhando para entregarmos a Usina o mais rápido possível para a população. Este é um investimento importante que, mesmo antes de ser concluído, gera emprego e renda no próprio município", garantiu Hana Ghassan.
Usina da Paz
Os complexos de cidadania do Governo do Pará têm se fortalecido como um dos mais bem sucedidos programas de cidadania do país e já garantiram, desde 2021, mais de 6,3 milhões de atendimentos à população paraense.
Dentro do contexto da segurança pública, as Usinas da Paz têm contribuído para a redução da criminalidade. Somente no primeiro semestre de 2024, bairros atendidos pelos complexos estaduais obtiveram resultados expressivos, como a redução de 14,3% em crimes violentos no bairro Guamá, além da redução nos índices de roubo nos bairros do Icuí-Guajará, em Ananindeua, Jurunas, Condor, Guamá e Terra Firme, em Belém, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Além das 9 Usinas já em funcionamento, localizadas na Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua e Marituba) e na região sudeste do Pará (Parauapebas e Canaã dos Carajás), outras 28 já estão em construção, nos municípios de Altamira, Marabá, Bragança, Cametá, Abaetetuba, Castanhal, Paragominas, Tucuruí, Santa Isabel, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas, Óbidos, Salinas, Benevides, Tomé-Açú, Icoaraci e São Félix do Xingu.
A expectativa é que, até o final do ano de 2026, o Pará tenha 40 novas Usinas espalhadas por diversos municípios.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar