Já imaginou Belém como capital do Brasil? Bem, alguém pensou. O sociólogo, embaixador aposentado e professor da UnB, Carlos Henrique Cardim, acredita que Belém possa ser, junto com Brasília, mais uma capital do país.
De acordo com ele, que escreveu a coluna no jornal O Globo, o século XXI é o século da Amazônia, e Belém, como porta de entrada para a região (e para a floresta), deveria possuir tal importância.
Ele usou como exemplo a Alemanha e a Holanda, países que possuem duas capitais, e citou Viena, cidade austríaca, como uma opção do que poderia ser feito em Belém.
A capital da Áustria possui um dos maiores escritórios da Organização das Nações Unidas (ONU), conhecido como UN Quarter e tratado como um "bairro" da Organização, onde diversas agências internacionais ficam localizadas.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Segundo Cardim, Belém deveria aproveitar a COP-30 para a construção de um complexo, com recursos do Fundo Amazônia, para a instalação de Organizações e Agências internacionais na capital. Ele diz, ainda, que projeto pode ser a chance do Brasil conquistar seu primeiro Nobel da Paz.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar