A festividade de São Miguel Arcanjo, que acontece na Paróquia de São Miguel Arcanjo, no bairro da Cremação, em Belém, chega ao seu momento culminante neste domingo (29), quando a Igreja Católica celebra os Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. O evento, que começou no dia 15 de setembro, tem como tema “Igreja em Oração” e lema “Senhor, ensina-nos a orar”, com base no versículo Lucas 11:1, refletindo a busca de uma maior espiritualidade e conexão com Deus em meio aos desafios do ano.
Evaldo Pinto, coordenador da festividade há três anos junto com sua esposa, Maria Nilza Silva, destaca que a escolha do tema deste ano foi resultado de uma preparação cuidadosa com a comunidade, reforçando o desejo de aprofundar a fé e a união dos fiéis, além do designou do Papa Francisco para este ano como o “Ano da Oração” para toda a Igreja. “Ele é muito alusivo ao momento que vivemos, em que precisamos nos voltar mais a Deus, principalmente através da oração. É uma resposta aos desafios que enfrentamos como comunidade, e a procissão com o Santíssimo reflete essa preparação espiritual que tivemos”, compartilha.
Conteúdos relacionados:
- Cosme e Damião: uma doce tradição que resiste aos anos
- Corda do Círio passa por vistoria antes da grande procissão
- Atrações novas e maior: Arraial de Nazaré abre ao público
PROGRAMAÇÃO
A programação, que começou com novenas e missas diárias, segue neste sábado tendo o Terço da Alvorada, missas e novena de São Miguel. Além da parte litúrgica, a festividade conta com a programação cultural que encerra com o show da banda de baile EueMaisTrês durante a noite. “Temos uma festa familiar com praça de alimentação, barracas e shows de artistas locais. O último dia da programação cultural contará com uma banda. É um momento de confraternização”, comenta.
Com ponto alto, no domingo, Dia de São Miguel, ocorrem missas às 7h30 e 11h, a tarde será marcada pela Celebração do Exorcismo de São Miguel às 15h, seguida do canto do Te Deum às 18h, um momento de ação de graças, e, às 18h30, a Missa Solene de encerramento presidida pelo Pároco, Cônego José Gonçalo. Após, haverá a Procissão Luminosa pelas ruas do bairro e, posteriormente, será realizado o sorteio de uma imagem de São Miguel, onde concorrem aqueles que adquiriram as cartelas de sorteio.
“Um dos momentos mais aguardados é a Celebração do Exorcismo, pois São Miguel é conhecido como o protetor contra o mal, arcanjo da justiça e do arrependimento, e essa tradição toca profundamente os corações dos fieis”, diz.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
EXPECTATIVA
A expectativa para o público deste ano é alta, com estimativas entre mil e duas mil pessoas participando das festividades. “Ano passado, tivemos entre 800 e 1.000 pessoas, mas este ano acreditamos que mais fieis virão, estamos vendo o engajamento crescente”, afirmou.
A devoção a São Miguel Arcanjo é uma tradição profundamente enraizada entre os fieis, e a festividade tem um impacto significativo na vida da paróquia e dos moradores do bairro da Cremação. “É uma festa que mexe com o espírito de todos nós. Vemos o poder da oração transformando vidas, e isso se reflete no envolvimento da comunidade, que participa ativamente de cada momento, seja nas missas, nas procissões ou nas atividades culturais”, pontuou Evaldo.
Com uma programação intensa e repleta de momentos de fé e celebração, a festividade de São Miguel Arcanjo reafirma a devoção das comunidades pelo padroeiro. Outras paróquias, como a Paróquia Arcanjo São Miguel – situada na rua Jarbas Passarinho, no bairro Una, Ananindeua –, também mantém uma programação de festividade; e tem como tema “Arcanjo São Miguel, pelo poder da oração livra-nos do mal”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar