Os investimentos em segurança pública realizados pelo governo do Pará, no município de Ananindeua, na Grande Belém, têm refletido em uma notável redução da criminalidade, oferecendo mais tranquilidade e qualidade de vida aos moradores.
Desde 2019, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup) garante reforço na frota da Guarda Municipal, e tem entregue equipamentos para a instituição, como coletes à prova de bala. A Segup também realizou a instalação de totens de videomonitoramento, e estas ações geram resultados expressivos: entre 2018 e 2024, houve a queda de 81,25% no índice de crimes violentos letais intencionais (CVLI) e a diminuição de 65,55% no número de roubos.
Conteúdos relacionados:
- Pará é destaque na Veja como exemplo na redução de crimes
- Pará reduz criminalidade e tem melhor mês na linha histórica
De acordo com a Segup, em Ananindeua, o número de furtos caiu 42,09%, de 6.498 casos em 2018 para 3.763, comparando os anos de 2018 com 2024. Ainda no mesmo período analisado, o impacto positivo dos investimentos feitos pelo governo do Pará na área de segurança, apontam a queda de 80,67% dos índices de homicídios. Foram 269 casos registrados em 2018, contra 52 em 2024.
Integração
Outro indicador importante, o de lesão corporal seguida de morte, teve uma redução de 33,33%, e os crimes de latrocínio, que envolvem roubo seguido de morte, foram reduzidos a zero, representando uma queda de 100%, passando de 3 casos em 2018 para zero, neste ano de 2024.
“Nos últimos anos, temos implementado uma série de ações integradas, que incluem parcerias com as forças de segurança, investimentos em tecnologia e formação contínua das nossas equipes. Esses esforços têm como objetivo não apenas reduzir a criminalidade, mas também garantir que cada cidadão se sinta seguro”, afirma Ualame Machado, secretário de Segurança Pública.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Referência
Moradora da Cidade Nova, Cibele Vale destaca como os investimentos mudaram sua percepção de segurança. “Antigamente aqui na rua, na Cidade Nova, era muito complicado andar, eu tinha medo de voltar tarde da faculdade, e até de sair com alguns amigos depois de determinado horário à noite. Hoje a gente se sente mais seguro com o policiamento. Sem dúvida, é uma outra realidade graças ao Governo do Estado”, afirmou Cibele.
Ana Paula é publicitária e reside em Ananindeua e afirma que há grande diferença no cotidiano. “Eu moro desde criança em Ananindeua, nasci e cresci aqui, e a gente consegue perceber os investimentos que o Governo do Pará tem feito desde 2019 na segurança. As ruas estão mais seguras, e podemos sair para trabalhar ou nos divertir sem a preocupação que tínhamos antes”, declarou.
A percepção dos moradores tem a ver com a eficácia dos investimentos em segurança no município. Esses resultados são fruto de um conjunto de ações estratégicas, que envolvem a aquisição de novas viaturas, o reforço no policiamento e o uso de tecnologia de ponta. Com isso, Ananindeua está se tornando uma referência em segurança pública na Região Metropolitana de Belém, oferecendo mais qualidade de vida para seus habitantes.
PARA ENTENDER
Tecnologia a serviço da segurança
- Entre os equipamentos entregues para reforçar a segurança em Ananindeua, estão oito motocicletas e 129 coletes balísticos para a Guarda Municipal, além da instalação de oito totens de segurança pública. Esses dispositivos fazem parte do projeto “Cidades Inteligentes”, e têm câmeras de videomonitoramento de 360º, reconhecimento facial e de placas veiculares, o que ajuda na prevenção de crimes e na resposta rápida às eventuais ocorrências.
- Os totens instalados em Ananindeua são ferramentas tecnológicas utilizadas para reforçar a área da segurança pública no município. Eles estão estrategicamente posicionados em áreas de grande circulação e visibilidade.
- Os totens têm um sistema de videomonitoramento que permite o acionamento direto do Centro de Operações Integradas (Ciop), assegurando a resposta rápida dos agentes.
Pará tem melhor mês do ano na linha histórica desde 2010
Mais uma vez, o Pará registra uma queda histórica nos indicadores de criminalidade, com a redução de 54,61% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), considerando os últimos seis anos, no comparativo do acumulado dos nove meses dos anos de 2018 e 2024. O mês de setembro registrou ainda o melhor mês do ano de 2024, apresentando uma redução de 58,61% quando comparado com setembro de 2018, e ainda, uma redução de 24,31%, quando comparado com setembro de 2023, computando assim o melhor mês na linha histórica, desde 2010. Os números apresentados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), representam a preservação de 1.668 vidas, considerando os anos de 2018 e 2024.
Os dados foram divulgados na terça-feira (1), pela Segup, por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac). Os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) englobam os crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte e apresentam redução, não somente, nos últimos seis anos, mas também quando comparados com o ano de 2023, onde foi registrada uma queda de 11,37%. Os indicadores compreendem o período de janeiro a setembro dos anos de 2023 e 2024.
“Mais uma vez conseguimos reduzir os números da criminalidade do Estado, destacando esse mês de setembro como o melhor mês do ano, e de toda a linha histórica. Isso mostra o esforço empregado pela segurança pública, e sobretudo, pelo Governo do Pará, que combate a criminalidade com estratégias eficientes, visando a paz e a ordem social de todos os paraenses”, afirmou Ualame Machado, titular da Segup.
MELHOR MÊS
Setembro é destaque entre os melhores meses de setembro na linha histórica, desde 2010, alcançando o número de 137 (CVLIs) computados, enquanto que no mês de setembro de 2023, foram contabilizados 181 casos do crime. Já em comparação ao mês de setembro de 2018, a redução é ainda mais significativa, onde o Estado registrou 331 casos de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), somente nesse período.
ACUMULADO
No acumulado, considerando o período de janeiro a setembro do ano de 2024, foram computados 1.403 casos de CVLIs, 11,37% a menos quando comparado com o mesmo período de 2023, onde foram registrados 1.583 casos. Já em comparação aos últimos seis anos, considerando o mesmo recorte de tempo, foram computados 3.091 casos do crime, em 2018, registrando assim uma redução de 54,61% e a preservação de 1.668 vidas nesse mesmo período.
“Os números mostram o quanto nosso trabalho nas ruas, com nossos policiais em campo, vem sendo bem realizado. O aumento do policiamento, maior celeridade nas investigações e nas suas resolutividades também são estratégias importantes que resultam e impactam nesses números. Hoje o nosso estado vem alcançando posições importantes nos rankings de criminalidade, de estudos conceituados, isso nos mostra a seriedade do trabalho executado e na integração das forças que empreendem esforços para o enfrentamento à criminalidade em todo o território paraense”, ressaltou Ualame Machado.
Números
10 mil
Em seis anos, o Pará vem sendo destaque nacional quando o assunto é segurança pública e redução da criminalidade. Considerando o mês de 2018 até hoje, o estado já preservou mais de 10 mil vidas paraenses.
R$ 13 bi
Desde 2019, a atual gestão já investiu mais de R$ 13 bilhões aplicados em segurança pública com foco em mais investimento, integração e inteligência.
8,5 mil
Estes recursos garantiram o aumento do efetivo, abertura de nove concursos públicos e mais de 8.500 vagas destinadas aos agentes do Sistema de Segurança Pública.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar