A situação da coleta irregular de lixo doméstico na Cidade Nova, em Ananindeua, continua deixando a população inconformada sobre o serviço público de saneamento oferecido no município. Ontem (3), o DIÁRIO percorreu as ruas da Cidade Nova para verificar as denúncias recebidas sobre a coleta irregular na área. A reportagem verificou lixo doméstico acumulado em diferentes pontos, na Cidade Nova 1, 4 e 7.
Na avenida 3 Corações, uma das vias mais importantes para o tráfego de veículos na área, esquina com a travessa WE 4B, na Cidade Nova 1, é possível observar lixo amontoado, deixando este trecho com aspecto de abandonado. Mais adiante, na travessa WE 8A, também esquina com a avenida 3 Corações, há lixo acumulado na lateral de uma farmácia, evidenciando a coleta irregular vivida pela população local.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
A vendedora Gisele Oliveira, 31 anos, comenta que na via antes era regular a coleta pelo menos três vezes por semana, mas que recentemente a retirada do lixo doméstico na via não tem respeitado o cronograma semanal. “Não é só aqui nesta travessa que tem esse problema. A coleta sem dia certo para ser realizada está ocorrendo também em outras vias aqui da Cidade Nova”, afirma.
Outro ponto de descaso observado pela reportagem foi em frente à antiga Feira da Cidade Nova 4, na avenida Dom Vicente Zico, com as lixeiras transbordando de sacolas, deixando o lixo espalhado no chão, com urubus disputando espaço no meio da sujeira.
Quem precisa passar pelo local encontra o mau cheiro e os resíduos como obstáculos na travessia. O fiscal de loja Ronald Silva, 22 anos, comenta que o cheiro fétido às vezes é tão forte no local que funcionários precisam colocar incenso na loja onde trabalham para não espantar a clientela. “Deveriam tirar esse lixo com mais frequência para não ficar essa coisa tão feia de se ver perto de estabelecimentos comerciais”.
Na Cidade Nova 7 também sobram reclamações sobre a coleta de lixo doméstico. Na frente do condomínio Sol Nascente, localizado na WE 79, os resíduos estão há pelo menos dois dias à espera de coleta. Resultado: os sacos estão acumulados na frente do residencial, ressaltando a falta de coleta na área.
De acordo com o porteiro Romário Costa, 20 anos, a retirada era realizada às terças-feiras, quintas-feiras e sábados na rua, porém “há mais ou menos dois meses que ficou desregular a retirada na área”.
Um pouco mais adiante, na WE 79 esquina com Arterial 5B, a quantidade de lixo doméstico também impressiona, ficando claro que o acúmulo dos resíduos não recebe a atenção e cuidado devido quanto a retirada e limpeza. Ainda na Cidade Nova 7, na esquina da travessa WE 73 com a travessa SN 16, também é possível observar amontoado de sacos de lixo no chão, o que chama atenção pois fica próximo ao Ginásio Municipal de Ananindeua, o Abacatão.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar