plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
EVENTO EM BELÉM

Conferência sobre novas economias na Amazônia abre inscrição

A Conferência internacional contará com a presença de indígenas, quilombolas, povos ancestrais, ribeirinhos, acadêmicos, empresários, ambientalistas, representantes do governo, parlamentares e diplomatas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Conferência sobre novas economias na Amazônia abre inscrição camera Imagem da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, do ano passado, que este ano será realizada em Belém | Divulgação

A Conferência internacional contará com a presença de indígenas, quilombolas, povos ancestrais, ribeirinhos, acadêmicos, empresários, ambientalistas, representantes do governo, parlamentares e diplomatas

Faltando pouco mais de um ano para a COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, diversos setores no Brasil se mobilizam e discutem propostas que possam facilitar decisões durante o evento.

Uma das iniciativas mais significativas é a segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, marcada para acontecer de 6 a 8 de novembro, em Belém (PA), reunindo mais de 130 palestrantes de diferentes países. As inscrições para o evento são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para participar das discussões e contribuir para moldar o futuro da Amazônia e do mundo é necessário acessar o endereço: bit.ly/InscricoesConferencia2024

Conteúdos relacionados:

Com o objetivo de desenvolver uma agenda propositiva, a Conferência busca maneiras eficazes de recuperar o potencial da Amazônia no combate às mudanças climáticas, promovendo novas economias e protegendo a biodiversidade.

A programação, que resulta de sugestões de mais de 80 representantes de diversos setores, abordará temas como: crime ambiental em territórios protegidos, conservação da biodiversidade, desmatamento zero até 2030 e os desafios das novas economias na região.

O evento contará com a presença de indígenas, quilombolas, acadêmicos, jornalistas, empresários, ambientalistas e representantes de governos, refletindo uma ampla gama de perspectivas sobre a Amazônia.

Raul Jungmann, ex-ministro e atual presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), destacou a importância dos temas escolhidos para o debate.

“O objetivo é estabelecer conexões com os diversos públicos que estarão representados na Conferência - em especial os que vivem na região amazônica - para que manifestem livremente suas opiniões sobre o máximo de questões que envolvem o presente e o futuro da Amazônia. São temas como a questão climática, o avanço do desmatamento, a preservação da floresta em pé, os direitos e o respeito à cultura e costumes dos povos originários, o combate às atividades criminosas, propostas para um efetivo desenvolvimento sustentável para a região, entre outros”, comentou ele

A Conferência também terá como curadora a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, membro da ONU, e contará com palestras de destaque, como Laurence Tubiana, CEO da European Climate Foundation, e Ellen Johnson Sirleaf, primeira mulher africana a ser eleita presidente da Libéria e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.

Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

Jungmann comentou também sobre como o evento é importante para a COP-30. “Com diversidade de temas e de público será possível contribuir para um maior nível de maturidade da sociedade em relação à Amazônia, gerar propostas que podem ser inspiradoras para políticas públicas voltadas a cuidar melhor da região. Os debates e conclusões estarão acessíveis a todos os públicos, inclusive, dos que irão participar dos debates na COP30 e, assim, as organizações, governos e sociedade civil que estiverem na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias irão apresentar suas contribuições para um futuro mais promissor para a região”, disse o presidente do IBRAM.

O evento também contará com a Exposição de Projetos sociais - projetos sociais transformadores na região - Feira de bioeconomia e Arena de Negócios. Promovido pela FIEPA – Federação das Indústrias do Estado do Pará, o espaço promoverá oportunidades de criação de novas parcerias em economias sustentáveis.

A Conferência também terá um evento cultural. Às vésperas de completar 40 anos de atividade, o projeto de incentivo à leitura “Sempre um Papo”, criado pelo gestor cultural Afonso Borges, vai promover mesas redondas com renomados escritores. Entre eles estão Airton Souza, Carla Madeira, Itamar Vieira Junior e Sérgio Abranches, Valter Hugo Mãe, Eduardo Góes Neves, Trudruá Dorrico e Zeca Camargo. Após as mesas, os autores vão autografar seus livros. A entrada é gratuita, mediante inscrição antecipada no site do evento: ibram-eventos.com.br/enrollment/F/sempre-um-papo-na-conferencia-da-amazonia/93

A Conferência conta com o apoio do Governo do Pará, além de parcerias com grandes empresas e instituições, refletindo o compromisso coletivo pela preservação da Amazônia e do meio ambiente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias