plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SEGUNDA VEZ

Belém anuncia resultado na frente das outras capitais

Às 17h30, o TRE já declarou Igor Normando como o novo prefeito de Belém. O presidente do tribunal, Leonam Gondim Júnior registrou ainda que não houve ocorrências mais graves, em um pleito marcado pela tranquilidade.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém anuncia resultado na frente das outras capitais camera O TRE informou ainda que os índices de abstenções dos eleitores também ficou dentro do esperado. | Celso Rodrigues/Dário do Pará

Em meio a uma apuração de celeridade recorde na história da Justiça Eleitoral, o candidato Igor Normando, do MDB, foi declarado matematicamente eleito às 17h30 deste domingo, 27 de outubro, ou seja, apenas meia hora após o início da apuração dos resultados deste 2º turno de votação das Eleições Municipais 2024. Novamente, Belém foi a primeira capital a definir resultado, assim como ocorreu no 1º turno. Em Santarém, no oeste do estado, onde também houve uma segunda rodada nas urnas. Zé Maria Tapajós, da mesma sigla, já tinha a maioria de votos a seu favor, sem chance de virada, às 18h.

Normando teve 421.485 mil votos (56,36%), quase 95 mil votos a mais do que seu opositor, Éder Mauro (PL), que teve 326.411 mil votos (43,64%) e ficou em segundo lugar. No 1º turno, eles tiveram, respectivamente, 359.404 (44,889%) mil e 252.455 (31,48%) mil votos, e concorreram com mais outros sete candidatos.

Leia mais:

Já em Santarém, Zé Maria Tapajós (MDB) repetiu o feito da votação do dia 6 de outubro e terminou vencendo JK do Povão (PL), mesmo com um resultado final mais apertado: 51,97% (92.500 mil votos) contra 48,03% (85.502 mil). No 1º turno o placar foi 49,73% (94.321 mil) para o candidato do MDB e 41,92% (79.506 mil).

Logo após a confirmação, por parte do sistema de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que a vitória em Belém estava confirmada, o presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, iniciou a coletiva de imprensa na sede da Justiça Eleitoral regional, localizada em Belém, no bairro da Cidade Velha. Além de celebrar o “bicampeonato” de primeiro anúncio de resultado dentre as capitais, comemorou registros zerados de intercorrências tanto em Belém como em Santarém, de acordo com dados da Polícia Federal e da Polícia Civil do Pará.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

“Tivemos apoio determinante das forças de segurança, Exército, Marinha, Aeronáutica, todos os órgãos estaduais, PF, bombeiros, a Justiça Eleitoral só tem a agradecer, porque este é um trabalho conjunto, no qual contamos com apoio igualmente fundamental de prefeituras, de juízes eleitorais, cartórios e tantas outras frentes no sentido de facilitar o acesso ao local de votação, garantir estrutura de trabalho para os servidores do TRE”, reconheceu.

Nem o desembargador e nem o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Felipe Brito, veem os índices de abstenção, que ficaram em cerca de 25% tanto em Belém como em Santarém, estando fora da normalidade. No primeiro turno, nas duas cidades este índice ficou em 20%.

“Como sempre nós incentivamos eleitor a ir às urnas, mas o problema é que tem um feriado prolongado e já é costume, hábito do paraense ir aos balneários por conta disso”, creditou, relacionando ainda a justificativa de ausência no dia do voto, que pode ser feita em até 60 dias, pelo próprio e-título, aplicativo da Justiça Eleitoral, e ainda com uma multa de valor acessível.

Sobre os dados de atendimentos realizados pela Ouvidoria Judicial Eleitoral (OJE) neste domingo da votação do 2º Turno, no Disque-Eleitor (número 148) foram 270 atendimentos ao longo do dia. Pelo aplicativo Pardal foram recebidas quatro denúncias (duas de Belém e duas de Santarém). Urnas substituídas, foram sete no total.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias