A vacinação contra a gripe está em andamento em Belém com uma nova fase que agora abrange toda a população, a partir dos seis meses de idade. Desde o sábado (9) com a ação em shoppings da cidade, a campanha de vacinação contra a Influenza A – H1N1 e H3N2 – e Influenza B tem como objetivo vacinar o maior número possível de pessoas antes da chegada do período chuvoso, conhecido por elevar os casos de infecções respiratórias na região.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) é alcançar uma cobertura de 90% para cada público-alvo até o dia 29 de novembro, o que equivale a 508.791 pessoas. Esse esforço busca não apenas proteger contra o vírus da gripe, mas também evitar complicações graves, especialmente entre os mais vulneráveis, como idosos e pessoas com doenças crônicas.
Leia mais:
- Gripe: Campanha de vacinação é ampliada em Belém
- Veja como funciona a vacinação nas diferentes faixas etárias
A decisão de ampliar a vacinação foi tomada após a constatação de uma cobertura de baixo índice na primeira fase, que atendia apenas aos grupos prioritários. Até o momento, foram administradas 102.106 doses, representando apenas 22,85% da meta estabelecida para a campanha.
Por outro lado, ontem, com foco agora em todos os grupos, muitos moradores de Belém já estão aproveitando a oportunidade para se proteger contra o vírus, que pode levar a complicações graves, como pneumonia. O aposentado Luiz Gama, de 67 anos, tirou um tempo para ter a chance de se vacinar na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Fátima. “Depois que comecei a tomar a vacina, nunca mais gripei. Estou em dia com todas as vacinas, inclusive a da Covid-19. Como moro no bairro ao lado [Pedreira], decidi vir. É uma questão de precaução”, comentou.
Quer ler mais notícias de Saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Já a atendente Evelyn Pereira, 21, levou seu filho Samuel, de 2 anos, que costuma ser afetado por gripes frequentes. “Ele gripa muito rápido, por isso resolvi vir vacinar agora, que a campanha está aberta a todos os grupos”, disse.
A vacinação, para ela, é uma atitude de precaução, visando proteger não só a saúde do filho, mas também a do outro filho, de quase 6 meses.
Para Rayssa Duarte, 27, auxiliar de classe, a vacina contra a gripe é uma das várias que mantêm em dia. “Eu trabalho com crianças, e como sei que a gripe é contagiosa, me vacino não só por mim, mas para evitar transmitir para os pequenos”, contou.
Rayssa já havia se vacinado contra a hepatite recentemente e planeja incentivar sua mãe, que está prestes a completar 60 anos, a se vacinar também contra a Influenza. “Acredito que é importante manter todas as vacinas em dia, e vou tentar estimular minha mãe a vir também”, afirmou.
SERVIÇO
As salas de vacinação estão abertas de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Para receber a imunização, basta apresentar um documento oficial com foto e a carteirinha de vacinação. A campanha segue até o dia 29 de novembro em todas as Unidades de Saúde de Belém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar