Rituais dedicados a Iemanjá, divindade ligada às águas, ocorrem na madrugada deste sábado (7) em Outeiro, com destaque para as praias Grande, do Amor e Belo Paraíso, que são os principais pontos de celebração.
Os eventos são organizados de forma independente pelos terreiros, sem uma coordenação central ou comunicado oficial das entidades religiosas.
O ano passado foi marcado pelo retorno do festival após uma pausa de três anos, por causa da pandemia da Covid-19 e do acidente na ponte de Outeiro.
Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp
Os rituais incluem oferendas, cânticos e preces realizados em locais escolhidos pelos grupos religiosos.
Divindade da Umbanda e do Candomblé, considerada a rainha do mar e a protetora dos pescadores, Iemanjá é uma das orixás mais populares no Brasil, introduzida aqui por escravizados africanos que para não deixarem de cultuar seus deuses usavam o sincretismo religioso e adoravam santos católicos e assim fugiam da imposição da fé majoritária.
Aos escravos, Nossa Senhora da Conceição representava Iemanjá.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar