Com a proximidade do Natal, os fornos das confeitarias já estão a todo vapor. A época, que se destaca como uma das mais lucrativas para os empreendedores, traz oportunidades de conquistar paladares com produtos que combinam tradição e criatividade. Panetones trufados e brownies em formatos natalinos despontam como os grandes protagonistas da ceia, tanto para as celebrações especiais, como para presentes.
Na capital paraense, a produção artesanal não apenas atende aos anseios por um Natal mais aconchegante, mas também gera renda extra, como foi para a autônoma Irlaine Dias, de 34 anos, fundadora da Irla Cake. Ela iniciou sua trajetória em 2020, durante a pandemia, fazendo bolos para comemorar os meses de vida da filha, após perceber o potencial da confeitaria como uma fonte de renda exclusiva, decidindo deixar seu emprego fixo para se dedicar ao negócio.
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“Larguei meu emprego em novembro [de 2020], vislumbrando me dedicar totalmente ao Natal. Atualmente, neste período, meu faturamento chega a ser quatro vezes maior do que nos meses regulares”, conta a chef confeiteira que tem a renda em mais de 150% elevada durante o mês natalino.
Com produtos que combinam o clássico e o inovador, Irlaine destaca o brownietone, um panetone 100% feito de brownie que é sucesso todos os anos. Além disso, panetones trufados, de pistache ou com gotas de chocolate, ela aposta no regionalismo com panetones recheados de doce de leite, outros de crocante de castanha-do-pará, além de biscoitos em formatos natalinos, como árvores e rosto do Papai Noel, que são os preferidos para presentes empresariais.
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Outra novidade é a trilogia de caixinhas recheadas, com caixas em formatos de livros que contam histórias – uma dedicada a Magia do Papai Noel, que contém brigadeiros; outra fala sobre As Aventuras dos Soldadinhos, com biscoitos em formato de quebra nozes; por último, o Encanto do Boneco de Neve, que contém 3 brownies recheados.
“Meus clientes valorizam muito os sabores regionais e artesanais. Esse ano, também estou investindo em uma sobremesa chamada COP 30, que lembra o clima que estamos vivendo; temos uma mistura de doce de leite, creme branco, castanha-do-pará e doce de cupuaçu. É um verdadeiro encontro de texturas e sabores paraenses”, explica.
CUIDADO
No universo encantador das confeitarias artesanais, Gabriela Silva, de 24, à frente da Docerela Confeitaria, conquistou seu espaço misturando técnica e um toque de magia. O nome da confeitaria é uma síntese de sua paixão pela doceria e a inspiração de contos de fadas, a famosa Cinderela, refletindo o cuidado e o carinho de cada criação.
Desde 2015, ainda no ensino médio, fazia doces para complementar a renda e em 2018 profissionalizou o negócio ao ingressar no curso de gastronomia. “Era um jeito de ajudar em casa e, ao mesmo tempo, expressar algo que sempre gostei: cozinhar e criar sabores”, diz.
Neste Natal, Gabriela aposta na combinação entre o clássico e o regional. O carro-chefe é o panetone salgado de calabresa com cebola roxa e queijo parmesão, que já é um sucesso garantido entre os clientes. Além disso, ela investe em sobremesa como bolos decorados a escolha do cliente, que também podem ser com elementos natalinos, brownie em formato de guirlanda, dessa vez em formato menor, e doces que destacam ingredientes amazônicos, como sobremesas na travessa, tendo a de castanha-do-pará como a mais pedida.
“O Natal é especial porque as pessoas buscam impressionar. Seja na mesa ou nos presentes, querem algo que seja bonito, saboroso e marcante. Por isso, sempre tento trazer algo único, já começo a organizar as embalagens, por exemplo, em outubro, tem toda uma logística”, enfatiza.
A demanda reflete o entusiasmo da clientela. “Em um fim de semana de bom movimento, eu vendo cerca de 10 bolos. No Natal, esse número triplica. É o período em que consigo alcançar novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem o meu trabalho”, compartilha.
Biscoitos personalizados
Especialista em transformar o tradicional em algo encantador, a proprietária da Confeito Amado, Analú Campelo, 40, encontrou nos biscoitos personalizados uma oportunidade de se destacar no mercado da confeitaria desde 2021. No Natal, sua cozinha que é decorada na cor rosa ganha ainda mais cores: verde, vermelho, dourado e branco – as cores clássicas natalinas.
Com a coleção Doce Magia, entre os produtos que mais chamam atenção, está a tradicional árvore de Natal, que demanda cerca de quatro horas de produção, incluindo a montagem e o processo de secagem dos biscoitos. “São 30 biscoitos decorados individualmente, montados sobre uma base de isopor, compondo uma árvore que contém elementos como bonecos de gengibre, estrelas e bengalinhas, sempre utilizando uma paleta de cores natalinas”, detalha.
Outro produto é a casinha, uma de suas criações mais emblemáticas, que ganhou novidades neste ano, como uma chaminé e um vitral que, quando iluminado, oferece um toque mágico ao produto. “A casinha é toda comestível, desde a base até o telhado, e cada detalhe é feito de maneira minuciosa. Apenas a produção dela leva cerca de cinco horas”, expõe.
O diferencial é justamente a busca por inovação. Para este ano, Analú adicionou um trenó 3D à coleção, complementando o catálogo que já conta com clássicos como também o presépio, um dos itens mais vendidos no último ano. Apesar de trabalhar sozinha em períodos regulares, ela precisa de reforço durante as festas de fim de ano. “Contamos com uma equipe de dois a três ajudantes, além do meu marido que está o tempo todo, que literalmente coloca a mão na massa”, brinca.
A aposta em peças exclusivas tem rendido bons frutos. A autônoma projeta um aumento significativo nas vendas, com a expectativa de superar os 1.000 pedidos, já que no ano passado foram 650 vendidos. Isso representa um faturamento cinco vezes maior em comparação aos meses comuns do ano. “Unindo beleza e sabor, o Natal também é afeto, por isso Doce Magia, que é algo que encanta e deixa o Natal das pessoas ainda mais especial. Já temos bons pedidos e todo ano temos a expectativa de superar o ano anterior”, frisa.
ONDE ENCONTRAR OS PRODUTOS
Ambas as empresárias mantêm os negócios nas redes sociais para divulgar seus produtos. Irlaine, por exemplo, utiliza o Instagram @irlacake como vitrine, enquanto Gabriela mantém as páginas @confeitariadocerela no Instagram, e @docerela no TikTok. Os biscoitos decorados e personalizados de Analú podem ser encontrados no Instagram @confeitoamado. A estratégia digital tem sido fundamental para alcançar um público mais amplo e garantir o sucesso das vendas, especialmente na época mais movimentada do ano.
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