No próximo dia 25, feriado de Natal, ocorre o Círio do Menino Deus pelas ruas de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Esta é a 69ª edição da festividade. A quadra do Menino Deus, padroeiro do município, começa na quinta-feira (19), com a celebração de missas especiais diárias.
No próximo domingo (22), ocorre o Círio das Crianças de Marituba, a primeira procissão do evento, a partir das 8h. A Paróquia do Menino Deus também vai promover, no período do evento, uma programação social com quermesse, show de prêmios e bingo, com o intuito de arrecadar fundos para a reforma do templo. Segundo os organizadores, a expectativa é que 5 mil pessoas participem da grande procissão no Natal.
“A importância do Círio para a cidade é muito grande porque esse festejo está na origem de Marituba. Os primeiros habitantes daqui, que eram os antigos funcionários da estrada de ferro, se reuniam e faziam a procissão”, explica o pároco do Menino Deus, João Paulo de Figueiredo Celestino. “É uma tradição de décadas e nós queremos fazer um convite a todos. Enquanto muitos lugares estão fazendo festa no dia 25, o que é algo positivo, especialmente para as famílias, ressalto que em Marituba se faz o último ciclo de procissões da Arquidiocese de Belém”, conclui.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Assim como em Belém, em Marituba será realizada a Trasladação, na segunda-feira (23), a partir das 19h, com saída da paróquia do padroeiro, no bairro Boa Vista, com destino à Paróquia do Bom Pastor, no Conjunto Nova. Na terça-feira (24), será realizada a vigília de Natal, a partir das 19h, com a celebração da Missa do Galo, presidida pelo padre João Paulo de Figueiredo Celestino.
A grande procissão ocorrerá no dia 25, com missa de saída celebrada pelo arcebispo dom Alberto Taveira Corrêa, a partir das 7h30, na Paróquia do Bom Pastor, na Rua J. Em seguida, tem início a romaria. A imagem de Jesus criança será levada até a Igreja Matriz, passando pelas principais ruas da cidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar