Para aqueles que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou consideram reformular a carreira, as tendências para o próximo ano podem ser promissoras. Diante do desafio de se manterem competitivas e atentas às inovações do mercado, as empresas têm demandado cada vez mais profissionais com habilidades especializadas. A perspectiva apontada pelo Guia Salarial 2025 da Robert Half, empresa especializada em recrutamento com atuação no Brasil.
Além das tendências do mercado para cargos distribuídos entre as áreas de finanças e contabilidade, mercado financeiro, seguros, recursos humanos, engenharia, vendas e marketing, tecnologia e jurídico, o estudo também aponta projeções de salários, perspectivas de contratação e empregos em alta.
No que se refere às percepções para o futuro do mercado de trabalho brasileiro em geral, a gerente da Robert Half, Erika Moraes, destaca que mesmo em meio a desafios, o mercado de trabalho brasileiro apresenta perspectivas otimistas para o próximo ano. “Dados do nosso Guia Salarial 2025 indicam que 44% das empresas planejam criar vagas permanentes e 32% aumentarão alocações temporárias para projetos de até seis meses”, apresenta. “Esse movimento reflete um cenário de taxas de desemprego em níveis historicamente baixos e uma crescente escassez de talentos qualificados”.
Neste sentido, Erika reforça que o recrutamento especializado ganha relevância estratégica, sobretudo em um cenário em que a busca por profissionais especializados impacta diretamente a competitividade das empresas. Considerando as áreas que deverão estar mais aquecidas em 2025, a gerente Robert Half considera que algumas tendências se destacam no país como um todo, embora existam particularidades regionais.
Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
“Setores como agronegócio, atacarejo, bens de consumo, infraestrutura e saúde devem liderar a busca por profissionais qualificados. Já no âmbito funcional, áreas relacionadas à inteligência artificial, automação, aprendizado de máquina, serviços de TI, suporte e operações, contabilidade e atendimento ao cliente são boas apostas para o próximo ano”, aponta. “Tecnologia, eficiência operacional e atendimento aprimorado são aspectos cada vez mais inegociáveis para as empresas. São tendências que estão alinhadas às demandas que presenciamos ao longo do ano e indicam oportunidades para profissionais em todas as regiões do Brasil em 2025”.
Ainda de acordo com as demandas das empresas, o Guia Salarial 2025 destaca que entre as hard skills ou habilidades técnicas mais valorizadas pelos recrutadores, independente da área de atuação, estão o conhecimento em inteligência artificial, automação, análise de dados, idiomas e tecnologia imersiva. Já no âmbito das soft skills ou ‘habilidades comportamentais’, atributos como inteligência emocional, pensamento crítico, comunicação, liderança e resolução de problemas serão cada vez mais demandados.
“Para aqueles com ambições de liderança, inclusive, uma recomendação bacana é observar as qualificações de quem já ocupa posições de destaque e investir em capacitações alinhadas a esse perfil”, aponta Erika Moraes. “Não tenho dúvidas de que a educação continuada será um dos maiores diferenciais entre os profissionais que se destacarão em 2025. No mercado de trabalho contemporâneo, extremamente competitivo e em constante transformação, adotar uma filosofia de ‘lifelong learning’ [aprendizado ao longo da vida] exige disciplina e visão estratégica. Ficar parado não deve ser uma opção”.
Confira:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar