O governador do Pará, Helder Barbalho, vistoria na quinta-feira, 26, as obras do BRT Metropolitano, em Ananindeua. Neste final de ano, o Governo do Estado vai liberar todas as pistas da BR-316, totalizando 10,8 km de faixas, do Entroncamento até Marituba, sem intervenções de máquinas ou desvios. O objetivo é melhorar a fluidez do tráfego na rodovia.
A composição da rodovia fica sendo três faixas de asfalto e uma de concreto, por onde circularão os ônibus expressos do BRT Metropolitano. Antes da nova capa de asfalto, a rodovia recebeu um sistema de drenagem para evitar alagamentos.
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Cerca de 2.300 profissionais atuam ou já atuaram direta ou indiretamente a obra do BRT Metropolitano, a maior obra de mobilidade urbana da Grande Belém, realizadas em uma das rodovias mais movimentadas do país.
Além da melhoria da mobilidade, o projeto contempla a reestruturação de toda a BR-316. “Esta é a primeira vez que a BR-316 recebe um sistema de drenagem completo. Estamos entregando mais de 20 km de asfalto e seguimos trabalhando para entregar um total de 13 passarelas novas, 13 estações de passageiros, 2 terminais, ciclovia e calçada com arborização”, detalha o secretário de Infraestrutura e Transportes, Adler Silveira.
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BRT METROPOLITANO
O BRT Metropolitano vai facilitar o deslocamento dentro da região metropolitana e também servirá como um modelo de transporte público eficiente e ecológico, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas.
O sistema BRT vai operar com 40 ônibus elétricos, que serão utilizados exclusivamente no corredor expresso até São Brás, e outros veículos que vão fazer rotas até o centro da cidade de Belém. Todos os veículos terão ar condicionado e poluem menos.
O Sistema Integrado de Transporte Metropolitano possibilitará a melhoria da oferta de transporte nos bairros de Ananindeua, Marituba e Benevides sem aumentar o número de ônibus no centro de Belém, com redução do tempo de viagem e pagamento de apenas uma passagem.
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