plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO FESTAS SEGURAS

Sete mil agentes de segurança atuarão em balneários do Pará

Efetivo de agentes de segurança pública vai reforçar o patrulhamento e fiscalização nos destinos mais procurados do Pará neste fim de ano

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Sete mil agentes de segurança atuarão em balneários do Pará camera Agentes de segurança pública reforçam fiscalizações em municípios no interior do Pará até o dia 6 de janeiro | Talison Lima/Ascom PCPA

A chegada de um novo ano também significa que muita gente busca praias, cidades do interior e demais balneários para aproveitar os dias de folga do recesso das festas de fim de ano. Com esse deslocamento em massa, medidas são necessárias para garantir a segurança de todos.

Mais de 7 mil agentes de segurança pública do Pará atuarão na 2ª fase da Operação Festas Seguras, reforçando as ações nos principais balneários do estado, a partir deste sábado (27).

CONTEÚDO RELACIONADO:

Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a operação amplia o efetivo em municípios do interior, a fim de garantir maior tranquilidade a quem busca lazer nesta época do ano.

"A Operação Festas Seguras, deflagrada desde o início de dezembro, agora segue em sua segunda fase, tendo como principal objetivo resguardar a segurança da população que procura as principais cidades do Estado para aproveitar as festas de virada de ano, junto aos seus familiares e amigos, e ter um tempo de lazer. Para isso, temos equipes deslocadas para 40 localidades, a fim de reforçar o efetivo das unidades policiais e as ações ostensivas no período onde o fluxo de turistas é mais intenso, garantindo a segurança de todos, para que possam aproveitar a virada do ano de forma tranquila e com paz social. Vale destacar que as ações incluem o monitoramento das vias por meio de câmeras, rondas policiais ostensivas e preventivas nas principais estradas de acesso aos municípios e reforço nas unidades policiais, a fim de evitar ações criminosas", informou Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Até o dia 6 de janeiro de 2025, a Operação Festas Seguras continua com a fiscalização da Lei Seca e Tolerância Zero, com abordagens a pessoas, carros particulares, ônibus e motocicletas, intensificadas em locais estratégicos identificados pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), por meio dos canais Disque-Denúncia 181, pelo WhatsApp (91) 98115-9181 ou via Centro Integrado de Operações (Ciop) 190.

Os órgãos de segurança também vão cumprir decisão judicial em Salinópolis e no distrito de Marudá, pertencente a Marapanim, que proíbe o acesso e a permanência de veículos automotores com aparelhos sonoros (carretinhas) nas faixas de areia das praias de Salinas e na orla de Marudá.

OPERAÇÃO INTEGRADA

A Operação, que ocorre em 15 Regiões Integradas de Segurança Pública e na Região Metropolitana de Belém, visa garantir segurança nos 144 municípios paraenses, reforçando ações em mais de 40 localidades com maior movimentação no final de ano, a exemplo de Salinópolis, Bragança, Marabá, Santarém (distrito de Alter do Chão), Marapanim, Belém (distritos de Mosqueiro e Outeiro) e Altamira.

Em Salinópolis, na costa atlântica paraense, uma das localidades mais procuradas nesse período, na manhã deste sábado (27) as equipes de segurança integradas se reuniram para o alinhamento das ações preventivas e ostensivas.

Conforme o planejamento, a Polícia Militar realiza rondas preventivas nas principais praias de Salinas. Equipes da Polícia Civil estão a postos, com reforço na Delegacia para o atendimento às ocorrências. Agentes do Departamento de Trânsito (Detran), junto com a Polícia Militar, já iniciaram as fiscalizações nas rodovias PA–124 e PA-444, e nas praias do Atalaia e Farol Velho, assim como a orientação aos condutores de veículos para evitar acidentes. O Corpo de Bombeiros Militar atua com a equipe de guarda-vidas na faixa de areia, atenta às necessidades dos banhistas. A Polícia Penal faz o monitoramento dos custodiados que seguem monitorados por determinação judicial.

Para garantir melhor fluidez e organização do tráfego de veículos e pessoas no Atalaia, bandeirolas foram colocadas nos principais acessos à praia e na extensão da faixa de areia, para sinalizar o tráfego e evitar acidentes.

FISCALIZAÇÃO DA POLUIÇÃO SONORA

Em virtude da decisão judicial da Vara Única da Comarca de Salinópolis, relacionada à proibição e permanência de veículos com sistema de som - “carretinhas” - nas praias do Atalaia e Farol Velho, e na Ponta da Sofia, equipes integradas da Polícia Militar e do Detran fazem fiscalização 24 horas, além da montagem de barreiras e abordagens em veículos com "carretinha" na PA-444, para orientações quanto à determinação judicial.

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária, também realiza abordagens na barreira da PA-124, orientando veículos em deslocamento com "carretinhas" para a área urbana de Salinópolis.

Em Marudá, equipes das polícias Militar e Civil, em parceria com órgãos de trânsito, também vão cumprir a recomendação do Ministério Público, a fim de evitar poluição sonora.

Com informações de Roberta Meireles (Segup) e Talison Lima (PCPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias