O Governo do Pará entregou, neste domingo (29), a primeira passarela urbana de acesso à Praia do Maçarico, em Salinópolis. O investimento estadual garante mais uma opção de esporte e lazer à população local, além de gerar emprego e renda com a movimentação do turismo em um dos espaços mais visitados do estado.
Presente na cerimônia de entrega do equipamento público, o governador do Estado, Helder Barbalho, falou da importância da nova passarela urbana de acesso à Praia do Maçarico para o fortalecimento turístico e econômico de Salinópolis.
“O município de Salinópolis é a pujança da vocação turística do nosso Estado. Um local de turismo de praias oceânicas, o que traz a responsabilidade de, cada vez mais, investir em equipamentos públicos que possam fazer com que a cidade tenha atrativos além da beleza natural. Isso fortalece a geração de emprego e renda”, afirmou.
Conteúdos relacionados:
- Beleza natural de Salinas contrasta com a falta de educação
- Som automotivo é proibido em festas no fim de ano em Salinas
“Estamos entregando a primeira etapa de um conjunto de passarelas que estão permitindo com que aqueles que visitam e moram em Salinas possam usufruir da Praia do Maçarico, uma das lindas do Brasil e que, até então, era pouco ocupada ou inabilitada pela falta de acesso. Aqui tem quiosques, artesanato sendo vendido, fortalecendo a cultura e o comércio local”, afirmou o chefe do Executivo estadual. Executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a obra também moderniza e facilita o acesso à praia, oferecendo uma infraestrutura que combina conforto, segurança e sustentabilidade ao longo dos seu 360 metros de extensão.
SERVIÇOS
Além dos serviços de urbanização, a passarela urbana do Maçarico recebeu paisagismo, acessibilidade, cinco quiosques, bancos de concreto e madeira, chuveiros, bicicletários, sistema inteligente com luminárias de LED e energia solar, ciclofaixa e uma área de contemplação para a praia.
O adestrador Wergson Junior está conhecendo Salinópolis pela primeira vez. Natural do Mato Grosso, ele destacou o potencial turístico do município e o conceito de sustentabilidade que foi adotado na construção da passarela urbana.
“As pessoas aqui de Salinas estavam falando muito dessa bem dessa obra e vim conhecer. Ficou nota 10! A maneira como foi feita, preservando o meio ambiente, as cores usadas, uma estrutura que, com certeza, vai trazer muitos turistas aqui para a região. Salinas segue sendo uma ótima opção turística, também, para quem é de fora”, falou Wergson Junior.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
A passarela conta com 24 banheiros distribuídos pelo espaço entre masculinos, femininos, familiares e adaptados para Pessoas com Deficiência (PcD). Para garantir a preservação do meio ambiente e da saúde pública, também foi construída uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Essa foi a primeira passarela urbana construída na Praia do Maçarico, em Salinópolis, em um investimento do Estado de cerca de R$ 20 milhões. As obras no município de Salinopolis, executadas pelo governo estadual, levaram à PA-444, na entrada da praia do Atalaia, ainda mais segurança com a implementação de um totem de segurança para maior ângulo e cobertura visual, o que garante maior agilidade no atendimento das ocorrências policiais de urgência e emergência. O equipamento facilita o repasse de informações estratégicas entre as forças de segurança, e realiza o monitoramento, por meio de uma câmera de 360º das áreas próximas. O Estado já instalou mais de 50 equipamentos no território paraense.
USINA
O complexo multifuncional está com 70% dos serviços concluídos. A UsiPaz do município de Salinópolis oferecerá mais de 70 serviços essenciais gratuitos em áreas essenciais, como saúde, educação, assistência social, cultura e esporte.
HOMENAGEM
GOVERNADOR
- Ainda durante a solenidade de entrega da passarela urbana, o governador Helder Barbalho foi homenageado pela Câmara Municipal de Salinópolis com o título de Cidadão Salinopolitano.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar