A primeira edição de 2025 do programa estadual “Governo do Pará nos Bairros” levou uma série de serviços gratuitos de saúde, lazer e cidadania a moradores de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A programação, realizada ontem na Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro, no bairro Icuí-Guajará, fez parte das comemorações promovidas pelo Governo do Estado pelo aniversário de 81 anos do município.
Durante a programação, foram disponibilizados serviços gratuitos como emissão de documentos, consultas médicas, nutricionais e odontológicas, exames oftalmológicos e escolha de armação para a produção de óculos de grau, testes rápidos para a detecção de doenças, vacinação, serviços de estética (corte de cabelo e manicure), orientação jurídica, atendimentos para pets (vacinação antirrábica, cadastro e exames para castração), apresentações culturais, atividades recreativas, entre outros.
O programa Governo do Pará nos Bairros, que retoma as atividades agora em 2025, tem como objetivo levar serviços gratuitos de saúde, lazer e cidadania até as comunidades paraenses, facilitando o acesso da população e descentralizando o atendimento.
VEJA TAMBÉM
- Daniel Santos dá calote milionário em empresas de lixo
- Governo anuncia 600 ruas asfaltadas, novo hospital em Belém e melhoria histórica no trânsito
- COP 30: Nova Doca alcança 51% de obra concluída
Dona Alessandra Maia Ferreira levou a filha para aproveitar os serviços. A mãe contou que Giovana Sophia é autista e já é atendida pelos serviços da usina. “A Giovana sempre foi atendida aqui na Usina. Ela adora fazer balé e eu considero esse serviço muito bom para todos nós”, destacou a autônoma.
Na ocasião, o governador Helder Barbalho ressaltou a mensagem da gestão para a população. “Eu peço muito desenvolvimento, que a cidade possa continuar crescendo, continuar se desenvolvendo, gerando emprego, gerando renda, garantindo com que as pessoas possam ser felizes ao viver aqui. É o compromisso do Governo do Estado de prosseguir trabalhando. Um ano de 2025 de ainda mais entregas. Estaremos entregando diversos serviços, como o BRT Metropolitano com os seus terminais hidroviários, uma obra estratégica de mobilidade e integração entre Belém e Ananindeua com novos ônibus. E com isto nós estaremos, no ano de 2025, cada vez mais comprometidos e trabalhando por Ananindeua e por todo o Pará”, ressaltou Barbalho.
Durante as comemorações, o pacote de ações macroeconômicas e estruturais em Ananindeua foi reforçado pelo governador. “Nós estamos neste momento com três viadutos sendo construídos. Isto compõe diversas obras de infraestrutura que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado na cidade. Além de pavimentação de ruas em diversos bairros do município, já são cerca de 200 quilômetros de pavimentação de ruas realizadas aqui para cuidar da periferia e cuidar das comunidades”, pontuou Helder.
Barbalho detalhou ainda as realizações para o desenvolvimento social no município. “Temos investimentos na saúde com câmara hiperbárica no hospital Metropolitano, com investimentos no hospital pediátrico de Ananindeua, recursos do Estado repassados para a prefeitura, investimentos em escolas, são 15 escolas novas ou reconstruídas só no município de Ananindeua, além de uma creche já entregue no Curuçambá. Portanto, investimentos que demonstram o compromisso do Governo do Estado para cuidar da cidade de Ananindeua”.
TERRA
Ainda ontem, o Governo do Pará avançou com a regularização fundiária no Estado e beneficiou com a entrega de títulos de terra para mais 2,5 mil famílias de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A ação também fez parte da programação pelo aniversário de 81 anos do município, que em 2024 teve a maior entrega da história de títulos urbanos do Brasil, 3.749 títulos de imóveis urbanos também para o bairro do Paar.
Por meio de uma parceira firmada pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab) com o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), entrega feita pelo governador Helder Barbalho ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Saturnino de Andrade Favacho, no bairro do Paar.
“Essa transformação faz com que estejamos mais próximos da população e cuidando de quem mais precisa e desta vez, damos continuidade à regularização fundiária no município de Ananindeua, onde mais 2.500 títulos definitivos estão sendo doados pela Cohab em parceria com o Iterpa, isso totaliza mais de dez mil títulos definitivos somente no bairro do Paar e, o trabalho vai continuar em muitas outras áreas de Ananindeua”, destacou o chefe do Executivo estadual.
A iniciativa é por meio do programa Regulariza Pará, o maior programa de regularização fundiária em todo o Brasil, no qual a Cohab é detentora da área do Paar e por meio de convênio com o Iterpa, garante que o Instituto faça a emissão dos títulos de propriedade. A vice-governadora Hana Tuma também esteve no evento e destacou que é uma honra estar na primeira sexta-feira do ano, iniciando o trabalho da forma mais digna para o ser humano, “que é trabalhando e trabalhando por aqueles que mais precisam. Vocês hoje estão realizando um sonho de uma vida. Esse título é de vocês e ninguém tira, isso é valorização do lugar que vocês moram. Se quiserem vender, vai valer muito mais. Se quiserem deixar para passar para os seus filhos, para os seus netos, é de vocês”, pontuou a vice-governadora.
Para o presidente do Iterpa, Bruno Kono, o momento é de gratidão pelo trabalho concluído. “Quando vocês abriram a casa de vocês recebendo com todo o acolhimento e carinho os nossos servidores do Iterpa e da Cohab, então governador, isso, na verdade, é um trabalho feito em muitas mãos do Governo do Estado, desde 2019, e hoje chegamos a dez mil títulos entregues”, disse o presidente do Iterpa.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Para quem mora no município a chegada do documento de propriedade é um divisor de água, como Darcilane Santana, que destacou que o coração dela estava feliz em um dia tão especial. “Nem tenho palavras para agradecer por essa conquista, muito feliz, pois Ananindeua, faz aniversário, mas sou eu que ganho presente, muito obrigada, governador”, pontuou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar