Reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, Belém reafirma sua posição como um dos principais polos culturais e gastronômicos do mundo. Única cidade da região Norte com este título, a capital paraense destaca a riqueza de sua culinária, profundamente ligada às tradições amazônicas, ao mesmo tempo em que impulsiona o turismo e valoriza os produtos locais.
A partir desta sexta-feira (10), estão abertas as inscrições para o projeto “Talentos da Cozinha Amazônica – Rumo à COP30”, realizado pelo Instituto Ambient em parceria com a Suzano, referência global na produção de celulose e bioprodutos. A iniciativa tem como foco atender a comunidade no entorno da fábrica da empresa, localizada no bairro da Sacramenta, em Belém.
O projeto disponibilizará 120 vagas para pequenos empreendedores, com prioridade para mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar de até um salário mínimo. A ação atenderá moradores da Sacramenta e bairros adjacentes, beneficiando, indiretamente, cerca de 600 pessoas das comunidades locais.
Conteúdo relacionado:
- Encontro debate sobre Carnaval sustentável em Belém
- Cantor Márcio Macêdo lança clipe em homenagem a Belém
- Toquinho se junta a Camilla Faustino em show especial
Sustentabilidade e valorização da culinária amazônica
O “Talentos da Cozinha Amazônica – Rumo à COP30” promoverá o uso de ingredientes locais e o reaproveitamento integral de alimentos típicos da região, alinhando-se aos princípios da sustentabilidade. O objetivo é gerar novas oportunidades de emprego e renda, além de conscientizar sobre a relevância cultural e econômica da culinária amazônica, destacando-a como um diferencial competitivo no mercado de trabalho.
“Com grande entusiasmo, o Instituto Ambient lidera o projeto Talentos da Cozinha Amazônica – Rumo à COP30, com o valioso apoio da Suzano. Este projeto é uma oportunidade única para promover inclusão social e sustentabilidade, capacitando 120 participantes em práticas gastronômicas que valorizam os ingredientes da Amazônia e reduzem o desperdício alimentar. Belém, como única Cidade Criativa da Gastronomia reconhecida pela UNESCO na Amazônia, ganha ainda mais relevância com iniciativas que fortalecem nossa cultura culinária, ao mesmo tempo em que geram oportunidades de emprego e preparam a região para as demandas da COP30”, afirma Murilo Monteiro, presidente do Instituto Ambient.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Encaminhamento para o mercado formal
Ao final do projeto, que incluirá aulas de empreendedorismo e gestão financeira, 20% dos participantes serão encaminhados para vagas no mercado formal, em parceria com empresas e instituições do setor gastronômico. A iniciativa busca criar uma rede de contatos entre participantes e empregadores, facilitando futuras oportunidades de trabalho.
“Acreditamos que o projeto Talentos da Cozinha tem o potencial de fortalecer a economia local, ao oferecer novas oportunidades de capacitação e abrir portas para o mercado gastronômico. Nosso objetivo é que os participantes ganhem mais autonomia financeira e que o projeto contribua para uma maior inclusão social, gerando mais empregos e renda. Queremos que os resultados desse trabalho criem um legado positivo, que beneficie as comunidades de forma duradoura e ajude no desenvolvimento sustentável da região”, afirma Diego Carrara, Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.
Serviço
- Talentos da Cozinha Amazônica – Rumo à COP30
- Inscrições: de 10 a 31/01/2025
- Onde se inscrever: Pelo link: bit.ly/talentosdacozinha
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar