plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
FINANÇAS

Está com dívidas? Eles dão dicas para te tirar do vermelho

Pesquisa revela que quatro em cada 10 brasileiros adultos sofrem com dívidas. Eles falam o que fizeram para controlar as finanças.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Está com dívidas? Eles dão dicas para te tirar do vermelho camera Nayza Rocha prioriza o planejamento financeiro como forma de evitar as dívidas. | Irene Almeida/Diário do Pará

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que quatro em cada dez brasileiros adultos (41,51%) estavam negativados em dezembro de 2024, o que representa cerca de 68,49 milhões de consumidores. Se comparado ao mesmo período de 2023, o percentual de inadimplentes do Brasil teve crescimento de 1,92% em dezembro de 2024.

Já na passagem de novembro para dezembro de 2024, o número de devedores caiu 0,27%. Segundo a pesquisa, o crescimento do indicador anual se concentrou no aumento de inclusões de devedores com tempo de inadimplência de 3 a 4 anos (36,32%).

Leia mais:

Ainda de acordo com a estimativa, pessoas na faixa etária de 30 a 39 anos fazem parte do grupo mais expressivo de devedores em dezembro de 2024, com 16,90 milhões de pessoas registradas em cadastro de devedores, ou seja, metade (49,76%) dos brasileiros desse grupo etário estão negativados. Por sexo, a participação dos devedores é distribuída em 51,16% mulheres e 48,84% homens.

O microempreendedor Patrick Hosana, de 33 anos, que trabalha no setor de aquarismo, comenta que não chegou a ficar inadimplente, mas já se ‘enrolou’ com algumas dívidas. Hoje, ele prioriza o planejamento financeiro e tem maior controle com o cartão de crédito. “Priorizo pagamentos à vista, mas o negócio do cartão é usar uma parte no crédito e o resto no dinheiro”. O jovem também afirma que faz um mapeamento de todas as dívidas. “Sei quanto ganho e faço esse mapeamento, além de não misturar despesas pessoais com as da empresa”, ressalta.

Quer ler mais notícias de Economia? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Quem utiliza da mesma estratégia é a microempreendedora Nayza Rocha, 50, que possui uma loja de personalizados. Ela conta que já chegou a ter problemas financeiros, mas hoje tem maior controle financeiro e difere finanças pessoais dos negócios. “Conta de energia elétrica e todos os outros gastos, são todos separados. Também não uso cartão de crédito, prefiro realizar pagamentos à vista, comecei a me policiar nisso desde o início da loja. Não gasto mais do que ganho, sou bem controlada com isso”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias