O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), desembargador José Maria Teixeira do Rosário, foi empossado na noite de ontem. A solenidade foi realizada no auditório da sede da corte, no bairro da Cidade Velha, e reuniu diversas autoridades civis e militares, dos Três Poderes, além de políticos estaduais e municipais. A vice-presidência do TRE-PA será ocupada pela desembargadora Maria Filomena de Almeida Buarque, que também acumulará o cargo de corregedora-geral.
“Nós temos alguns pilares para a nossa administração: O bem-estar dos servidores, dos terceirizados, dos eleitores de modo geral, e a produtividade. Nos preocupamos bastante com a celeridade processual, no desenvolvimento das nossas tarefas. Nós temos como meta também a inovação e sustentabilidade, que é justamente a preocupação com o meio ambiente. Vamos trabalhar algumas políticas em relação a isso para estarmos afinados com a sustentabilidade”, elencou o novo presidente, que ficará no cargo de 2025 a 2027.
LEIA MAIS:
- TRE do Pará entrega medalhas e homenageia personalidades
- Janeiro: resultados das provas do concurso TSE Unificado
- TRE do Pará entrega homenagem para Alexandre Tourinho
A posse dos eleitos foi conduzida pelo agora ex-presidente da corte, desembargador Leonam Gondim da Cruz Junior. Em discurso, Gondim fez questão de agradecer aos servidores e funcionários, ressaltar a confiabilidade do sistema eleitoral e homenagear a nova mesa diretora. “Quero aproveitar este momento para desejar muito sucesso ao mundo da gestão, tendo à frente um homem firme e permanente, que trata todos com dignidade. Sei que aqueles que assumem a direção do TRE Pará trazem consigo não apenas competência técnica, mas também a sensibilidade para liderar com unidade. Continuarão assim, honrando o compromisso com a democracia e o bem-estar político”, afirmou.
Otimização
O presidente, em discurso, destacou que trabalhará para otimizar o acompanhamento de processos por meio da inteligência artificial e atuará no combate e prevenção a casos de assédio moral e sexual nas dependências do órgão. “Minha carreira foi voltada para a área jurídica, então sempre me preocupei com o bem-estar da população, trabalhando com lisura e entregando a tutela jurisdicional, independentemente de quem está nas pontas. Para mim, é uma satisfação imensa assumir o TRE-PA”, declarou. A eleição no TRE-PA ocorreu em novembro de 2024.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
MINI CURRÍCULOS
JOSÉ MARIA TEIXEIRA DO ROSÁRIO
- José Maria Teixeira do Rosário foi vice-presidente e corregedor-geral do TRE-PA na gestão de Gondim, de 2023 a 2025. Formado em Direito, em 1980, pela UFPA – onde também obteve o título de mestre –, atuou como delegado de polícia civil na década de 1980 e foi promotor de Justiça por um breve período. Tornou-se juiz do TJPA em 1988 e construiu longa carreira como titular de diversas varas do interior. Foi nomeado desembargador em 2010. Além disso, é doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad La Museo, da Argentina. É professor de Direito, tem 72 anos e é natural de Marapanim, no nordeste do Pará.
- A vice-presidente e corregedora Maria Filomena de Almeida Buarque tem 69 anos, é formada em Direito pelo Cesep desde 1979 e doutora em Direito Civil pela Universidad de Buenos Aires, desde 2013. Tornou-se juíza em 1988, tendo passado por comarcas da capital e do interior. Atua como desembargadora do Tribunal de Justiça desde 2013.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar