![Abadás podem ser adquiridos através do contato telefônico Imagem ilustrativa da notícia Bloco "Pato de Máscara" alerta contra o trabalho infantil](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/890000/640x360/pato_00894618_0_-3.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F890000%2Fpato_00894618_0_.jpg%3Fxid%3D3008229&xid=3008229)
Com inclusão, solidariedade e muitas cores, o bloco de Carnaval Pato de Máscara celebra sua 3ª edição em 2025 e promete novidades.
Com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMCULT), o bloco vai às ruas no domingo (23), com alertas e promovendo combate ao trabalho infantil no Pará. A festividade é também uma homenagem ao falecido Juiz Cláudio Henrique Lopes Rendeiro, o eterno Epaminondas Gustavo.
Leia também
- Prefeitura prorroga prazo de inscrição para desfile; confira
- Elka, tradicional bloco de Belém, traz Sandra de Sá este ano
Criado em 2022, o bloco Pato de Máscara foi idealizado pela Juíza do trabalho Drª Vanilza Malcher, do programa de Combate ao Trabalho Infantil do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.
“O bloco foi criado em 2022 como uma homenagem ao saudoso juiz Cláudio Henrique Lopes Rendeiro, o Epaminonda Gustavo, que era um grande parceiro na atuação ao combate do trabalho infantil na Amazônia. O Cláudio Rendeiro tinha um patinho chamado ‘EPatinho’, e então daí surgiu a ideia, após o falecimento dele em 2021. Colocamos esse nome ‘Pato de Máscara’ em homenagem ao patinho dele e de máscara em homenagem à cultura do boi de máscara de São Caetano de Odivelas”, conta ela.
Carnaval como ação de solidariedade
Segundo a juíza, o bloco ocorre como uma ação de solidariedade e como uma ferramenta de conscientização na luta contra o trabalho infantil na Amazônia. Com um público estimado de mil pessoas, o evento a cada ano cresce e se torna essencial ao combate do trabalho infantil.
“É um tema que deve ser ocupado por toda a sociedade, não apenas pelos órgãos públicos, porque é uma mazela social que atinge a todos”, enfatiza Vanilza.
A ação sempre alerta sobre um tema e luta por uma causa social. A partir da venda de abadás, o bloco arrecada valores que são destinados a projetos sociais.
“No primeiro ano, nós destinamos a compra de material escolar para as escolas ribeirinhas. No segundo ano, nós homenageamos os povos indígenas e fomos para as aldeias do Alto Rio Guamá, e também levamos serviços para eles, de apoio, tudo voltado para a área da educação”, relembra.
Trajeto e atrações
O bloco Pato de Máscara sairá pelas ruas de Belém a partir das 9h, com concentração na Praça Waldemar Henrique e seguirá rumo à Praça Dom Pedro II, na Cidade Velha. A festa será comandada por Alba Mariah, Adilson Alcântara, Pedrinho Callado e Associação Vaca Velha de São Caetano de Odivelas, com a presença dos cabeçudos, mascarados e a Orquestra Pipirinha.
Os abadás podem ser adquiridos pelos contatos: (91) 98018-3778 e (91) 98254-5602 ou no perfil do Instagram: @patodemascara.
Serviço - Bloco de Carnaval “Pato de Máscara”
- Data: 23/02 (domingo)
- Horário: 9h
- Concentração: Praça Waldemar Henrique (Av. Marechal Hermes S/N - Reduto).
- Evento gratuito.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar